terça-feira, 14 de junho de 2011

Igreja de Grândola vai ouvir Bach e Gubaidulina

Grândola, 14 jun 2011 (Ecclesia) – A igreja matriz de Grândola recebe este sábado um concerto de música sacra em que vão ser interpretadas obras do alemão Johann Sebastian Bach e da russa Sofia Gubaidulina, compositores dos séculos XVIII e XX.

O espectáculo, integrado no Festival Terras sem Sombra, é interpretado pelos portugueses Irene Lima (violoncelo) e Pedro Santos (acordeão), assinala uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.

“‘Leste/Oeste’, denominação do concerto, “aproxima três momentos culminantes d’As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, "obra fundamental" da crente ortodoxa Gubaidulina, e duas suites para violoncelo de Bach, “cujas misteriosas harmonias chegam até ao ‘coração do mundo’, refere o comunicado.

O encontro “do sagrado e do profano” proposto pelo espectáculo que começa às 21h30 surge “como uma espécie de suspensão do tempo e do espaço, unindo duas tradições musicais europeias, a oriental e a ocidental”.

Na manhã de domingo realiza-se uma acção de salvaguarda das matas de sobreiros na Herdade das Barradas da Serra, Grândola, organizada pela equipa do Festival Terras Sem Sombra, certame organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, da Igreja Católica.

A iniciativa, desenvolvida com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, além do município e da paróquia de Grândola, tem como convidados Irene Lima e Armando Sevinate Pinto, assessor da Presidência da República para o mundo rural e também presidente do conselho de curadores do Festival.

A ação de defesa do ambiente conta ainda com a colaboração do World Wild Fund, Instituto Superior de Agronomia, Faculdade de Ciências de Lisboa, Confederação dos Agricultores de Portugal, Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado, Associação Portuguesa da Cortiça e Corticeira Amorim.

A diocese de Beja e Ministério do Ambiente assinaram em Janeiro um protocolo destinado a promover a preservação da biodiversidade no Baixo Alentejo, em particular no meio rural.

RM
in Ecclesia 2011JUN14