segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dimitra Theodossiou ganha Óscar da Lírica

A soprano Dimitra Theodossiou que no dia 07 de Julho recebeu em Grândola o Prémio Internacional Terras sem Sombra 2012, na categoria Música, venceu o Óscar da Lírica na categoria Soprano, foi agora divulgado pela organização do Prémio Internacional de Ópera 2012 - Óscar da Lírica.
Dimitra Theodossiou, é uma das vozes mais importantes da cena actual, destacando-se como intérprete das obras de Giacomo Verdi e de outros mestres cimeiros do belcanto. A sua carreira como soprano levou-a a pisar os grandes palcos do mundo, cativando o público pela excelência técnica e pelo virtuosismo expressivo. Apontada pela crítica como "uma digníssima sucessora de Maria Callas", granjearam-lhe enorme fama as interpretações de Norma, Lucrécia Bórgia e outros papéis de referência no universo operático. Visita assídua no nosso país, após uma Traviata no Teatro Nacional de São Carlos, em 2002, debutou com grande êxito nos papéis de Lina do Stíffelio, de Verdi (2004), sob a batuta de Donato Renzetti, e de Medeia na ópera homónima de Cherubini (2005). Cantou igualmente, sempre em São Carlos, a Desdémona do Otello, de Verdi (2005), e a Messa da Requiem, do mesmo compositor (2007).

Dimitra Theodossiou impressionou Grândola com a sua voz quando, no final da sessão de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2012, actuou no Cine-Granadeiro.