quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um encontro com Madre Teresa de Calcutá mudou a vida de «O último sobrevivente»

O conhecido aventureiro de televisão confessa que a fé «é a sua coluna vertebral» e a «ligação da sua família». Um grave acidente e a Madre Teresa lhe mudaram a vida.

Actualizado 29 Novembro 2012

Javier Lozano / ReL

Bear Grylls é um sobrevivente. Conhecido em todo o mundo pel0s seus famosos programas de televisão nos quais sobreviveu a duras experiências no deserto, na selva ou no Árctico, este britânico reconhece que não seria nada sem a sua fé. De facto, o seu exemplo a seguir é o de outra aventureira, mas muito diferente dele: a Madre Teresa de Calcutá.

Conhecido por ser o protagonista de ‘O último sobrevivente” em canais como Discovery Channel ou Cuatro, anteriormente foi membro das forças especiais do Reino Unido e é uma das pessoas mais jovens que conseguiu escalar o Everest. Sem dúvida, longe de vangloriar-se por todos os seus êxitos, Grylls diz apostar pelas coisas mais simples: “a minha fé, a minha família, os meus filhos”.

“A fé foi uma força silenciosa nas minhas aventuras”
Este aventureiro, que partiu as costas num salto em paraquedas, assegura que as suas experiências na natureza e no Exército lhe demonstraram que um homem orgulhoso nunca dirá que necessita de ajuda mas “eu já não tenho medo de admitir que sim necessito de ajuda”. É por ele pelo que afirma que “a minha fé cristã foi uma grande força silenciosa e uma sólida coluna vertebral através destas aventuras”.

Apesar de que sempre ter acreditado em Deus, Bear Grylls tem sempre muito presente um acontecimento que realmente mudou a sua vida e a sua percepção das coisas. Acostumado a ver o mais espectacular da terra se deu conta de que a verdadeira força está no aparentemente mais débil.

O acontecimento que mudou a sua vida
Fala da beata Teresa de Calcutá. “Quando visitei o seu lugar de trabalho em Calcutá me comoveu de sobremaneira ver uma senhora tão pequena que pudera irradiar tanto amor numa cidade com tantas penúrias”, assegura.

“Me demonstrou que o que realmente importa são as relações com as pessoas” e o que uma pessoa recebe quanto mais se dá a outra. “A sua cara era a luz personificada e nenhuma quantidade de dinheiro pode comprar essa luz”, relatava a Catholic Digest Magazine.

Grylls sente uma relação muito próxima com Deus e o vê em todas as actividades que realiza por todo o mundo. “Se trata de ser capaz de escalar as maiores montanhas do mundo junto com a pessoa que as criou”.

O Anjo que apareceu na embarcação
Nas suas aventuras a bordo do impossível afirma ter muitos momentos de oração. Mas há um que recorda de maneira especial. Durante uma expedição deviam atravessar num bote insuflável o Oceano Árctico. Um grande vendaval com chuva, vento, granizo, ondas gigantes lhes saiu ao caminho enquanto caiam em seu redor grandes blocos de gelo. “Realmente deveríamos ter morrido”, admite Grylls, que acrescenta que “durante a noite, Nige um membro da equipa e que não era crente, viu um Anjo sentado na parte dianteira da embarcação”. Apesar das terríveis condições que sofreram durante dois dias chegaram ao seu destino a salvo e dando graças pelo dom da vida. “Nige encontrou uma fé maravilhosa depois desse acontecimento”.

Esta conhecida personagem televisiva não se envergonha publicamente da sua fé, pelo contrário, sempre que pode a define como sua “coluna vertebral”. “Quando era criança nunca questionei a Deus. Eu só sabia que Deus existia e que era meu amigo”. Sem dúvida, reconhece que nem sempre lhe foi tão fácil crer como quando era uma criança.

Seguidor dos cursos Alpha
“Recordo haver tido um momento em que alguns bons amigos me viraram as costas de uma maneira muito desagradável”, recorda. Só lhe restava uma solução: una noite rezou e disse a Deus, “se és como eu te conhecia em criança, serias de novo esse amigo Não foi mais complicado que isso. Na realidade, o mais surpreendente é que tudo o que Deus nos pede é que lhe abramos a porta e Ele fará o resto”.

Apesar desta aparente fé infantil, Bear Grylls não deixou de procurar resposta às suas perguntas e de tentar ter uma fé madura. Por ele, é um grande partidário dos cursos Alpha, palestras de dez semanas de duração nas quais se aprofundam distintos aspectos da fé e que tem milhões de seguidores por todo o mundo. Nestes cursos respondem-se a perguntas tais como qual é o papel da Igreja, como nos guia Deus ou porquê e como rezar, entre outras…

Na sua experiência este intrépido aventureiro confessa que “eu vi como Alpha tocou a muitas pessoas” e “eu vi muitas pessoas encontrar uma fé simples através deles e quero recomendá-lo porque me ajudou muito”.

“Só Deus nos ama”
No seu entender, “às vezes é difícil crer, realmente crer, que Deus se preocupa e quer coisas boas para nós (…) que na realidade Ele só nos ama e que só quer que estejamos com Ele”.

Porque as pessoas se afastam da fé? As pessoas procuram a felicidade mas não sabem onde. “Todavia não conheci ninguém que não queira ser perdoado ou encontrar a paz e a alegria na sua vida. Tentam muitas coisas e pensam que as mulheres ou o álcool ou o quer que seja lhes vai preencher, mas não os preenche” porque só Deus dá essa plenitude na vida.

"A ligação que nos mantém unidos"
Esta fé que tanto lhe ajudou no seu trabalho também o fez na sua família. Bear está casado e tem três filhos. Assegura que a fé “é a ligação que nos mantém unidos através de muitas lutas que a vida nos lança”. “A fé nos sustentou”, afirma com sinceridade. “Levamos casados mais de dez anos e olhando para trás penso que seria muito difícil que estivéssemos juntos se não fosse pela fé”.

É por isto pelo que acrescenta que “os dois perdemos os nossos pais quando nos casámos e o apoiarmo-nos na nossa fé nos uniu mais. Rezamos com os nossos filhos e eles oram por nós e é um grande vínculo o que nos une”. “Encanta-me a minha família, a minha fé, os meus filhos”, disse orgulhoso este aventureiro de nascimento.


in