quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Anglicanos, evangélicos, ortodoxos e católicos rezarão juntos

Semana da Unidade dos cristãos

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 18 a 25

Na sua mensagem para a Semana, os bispos católicos pedem "subordinar a economia à solidariedade"


Redacção, 15 de Janeiro de 2013 às 15:52


As igrejas anglicana, evangélica, ortodoxa e católica rezarão juntas durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que se celebrará desde esta sexta-feira até o 25 de Janeiro debaixo do lema ‘Que exige o Senhor de nós?'. Por causa desta semana, tanto o Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos, como a Conferência Episcopal Espanhola publicaram distintos materiais para a sua celebração.

A abertura da semana terá lugar em 18 de Janeiro com uma celebração ecuménica na Igreja Catedral do Redentor, Igreja Espanhola Reformada Episcopal (Comunhão Anglicana), em Madrid. Além disso, no sábado 19 de Janeiro organizar-se-á outra celebração ecuménica na Friedenskirche, Igreja Evangélica de Fala Alemã.

Por outro lado, no domingo 20 celebrar-se-á um encontro ecuménico de coros na paróquia católica de Nuestra Señora de las Delicias e, no dia seguinte, a celebração terá lugar na Igreja do Salvador, Igreja Evangélica Espanhola.

Na terça-feira 22 de Janeiro organizar-se-á um encontro na Santa Igreja Catedral dos Santos Andrés e Demetrio, Igreja Ortodoxa Grega; na quarta-feira 23, na Paróquia Anglicana de Saint George; na quinta-feira 24 celebrar-se-ão Vésperas solenes segundo o rito católico na Capela do Seminário da Arquidiocese de Madrid e na sexta-feira 25 de Janeiro, celebrar-se-á o encerramento da semana na Igreja de San Francisco el Grande.

MENSAGEM DOS BISPOS

Na sua mensagem pela Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, os bispos da Comissão de Relações Interconfessionais da Conferência Episcopal Espanhola asseguram ter "muito presente" a "difícil" situação de crise que atravessa Espanha e recordam a mensagem final do III Fórum Católico-Ortodoxo celebrado no passado mês de Junho em Lisboa: Se os europeus querem sair da crise devem compreender que é necessário mudar o estilo de vida".

Assim mesmo, apontam que, na conclusão do fórum, sublinha-se que os europeus "devem dar sentido à actividade económica partindo de uma visão integral e não parcial da pessoa humana e da sua dignidade" e "subordinar a economia a objectivos de desenvolvimento integral e de solidariedade".

Por outro lado, os bispos evocam na sua mensagem a viagem do Santo Padre ao Líbano e dizem não poder esquecer a "difícil situação" da vizinha Síria, "do drama dos refugiados, muitos deles cristãos". Por isso, elevam a sua oração por esta região "tão importante para a tradição cristã, na que os discípulos do Senhor pela primeira vez foram chamados cristãos".

Finalmente, manifestam a sua "proximidade" a "os muitos cristãos que por causa da sua fé sofrem perseguição e discriminação", como os cristãos 'dalits' da Índia -- que não formam parte de uma das quatro castas, pelo que são discriminados socialmente --.

"Chegam continuamente notícias que nos entristecem de actos violentos contra comunidades cristãs em vários países de maioria muçulmana, como Paquistão, Nigéria, Egipto, Sudão, etc. Elevamos uma oração ao Senhor e uma prece a todos os homens de boa vontade para que cessem estes actos que vão contra a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e contra a liberdade religiosa, que é um direito fundamental do ser humano", observam. (RD/Ep)



in