quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AwestruckGlobal, uma nova rede social católica que tira partido da tecnologia

Da África do Sul para o mundo

Actualizado 25 Janeiro 2013

RomeReports / ReL

Além do Facebook ou MySpace, existem redes sociais para utilizadores especializados: por exemplo, para apaixonados das motos, para amantes dos cães, e inclusive, para quem procura uma casa no estrangeiro.

Por isso, não é de estranhar que haja também uma rede social para católicos. Chama-se Awestruck (www.awestruckglobal.com) e já conecta milhares de utilizadores em todo o mundo.

Norman Servais, director criativo da Awestruck explica que “é para católicos que querem estar ligados de um modo diferente. Católicos que gostam da ideia de ter algo parecido com o Facebook, mas sem publicidade e com um conteúdo de acordo com a identidade cristã”.

Os seus autores propõem uma espécie de Facebook católico. Ou seja, sem publicidade e com conteúdos não ofensivos. Mas sem renunciar à criatividade.

“Dissemos: ´Vamos a ser criativos. Vamos fazer uma plataforma que reúna vídeos, um espaço muito social que permita aos católicos comunicar-se de um modo novo´. Dissemo-nos ´Vamos explorar e tirar partido das oportunidades que nos oferece a tecnologia´”, explica Servais.


Não é uma casualidade que o projecto tenha nascido na África do Sul, um país no qual os católicos são uma minoria.

“O problema que temos na África do Sul, onde os católicos são só 7%, é que nos sentimos um pouco isolados. Por isso, buscávamos novos modos de que se escute a nossa voz, já que não temos espaço nas televisões nacionais e não é fácil encontrar conteúdos católicos”, afirma o director do Awestruck.

Entre os utilizadores há bloggers, amas de casa, paróquias, iniciativas de caridade e meios de comunicação. O mapa cresce dia a dia. E os seus criadores sonham que rapidamente se inscreva também Bento XVI. Se já está no Twitter, não seria estranho que estivesse também no Awestruck.


in