terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bispos indianos, contra as violações

Stop às violações na Índia

"Atentam contra a sacralidade da vida"

"Qualquer pessoa que cometa um delito tão atroz como a violação seja castigada severamente"


Fides, 14 de Janeiro de 2013 às 16:26


(Agencia Fides) - Enquanto outro episódio de violação em grupo sacode a nação - vítima uma mulher de 29 anos de idade no Punjab, violada por seis homens em Amristar - os Bispos da Índia reafirmam "a sacralidade da vida e a necessidade de um esforço no campo da educação, para combater esta prática que degrada a dignidade da mulher".

Numa entrevista com a Agencia Fides, o p. Dominic D'Abreo, porta-voz da Conferência Episcopal da Índia, declara-nos o ponto de vista oficial da Igreja da Índia: "Depois de outro caso de violação no Punjab, estamos muito entristecidos. Todos somos filhos de Deus, e este tipo de episódios não deveriam ocorrer porque toda a pessoa é digna de respeito".

"Todo o país, as instituições, as comunidades religiosas, os corpos intermédios - nota - estão trabalhando e devem continuar os seus esforços para garantir os direitos e a dignidade de toda a pessoa. O fenómeno das violações deve-se monitorizar, e o país está-se dando conta e está realizando esforços nesse sentido".

A Igreja neste campo está dando a sua colaboração: "sempre defendemos e defenderemos a dignidade da mulher, o respeito e o carácter sagrado da vida humana. O desafio de hoje é o da educação, que se deve partilhar com as crianças e jovens, centrando-se no respeito pela vida de todo o ser humano. Neste âmbito, a fé cristã situa o respeito pela vida no vértice dos valores humanos. Sempre estaremos do lado dos que estão privados da sua dignidade, dos marginalizados ou maltratados na sociedade".

"A Igreja na Índia - explica a Fides o porta-voz dos Bispos - fala a favor dos oprimidos e anima a todos a redobrar os esforços para combater o fenómeno da violação e construir uma sociedade melhor. Neste sentido, a 'jornada da justiça pela igualdade do género', que se levará a cabo em 27 de Janeiro em Mumbai, será um sinal para todo o país. Será um momento muito importante para oferecer uma luz à nação e animar todos a segui-la".

No debate sobre uma nova lei que castigue a violação, conclui o padre D'Abreo, "não pedimos a pena de morte, porque acreditamos que a vida é sempre sagrada. No seu lugar, pedimos que qualquer pessoa que cometa um delito tão atroz como a violação seja castigado severamente, para mostrar assim a toda a sociedade, a gravidade do delito, e que se ponham em marcha uma série de políticas sérias de prevenção".



in