quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Deus acompanhe o seu ministério de pai e de guia

Papa concede comunhão eclesiástica ao novo patriarca de Alexandria dos Coptas, Sua Beatitude Ibrahim Isaac Sidrak
 
CIDADE DO VATICANO, 21 de Janeiro de 2013

O Santo Padre Bento XVI concedeu no último sábado a comunhão eclesiástica que, em conformidade com o cânon 76 §2 do CCEO, lhe fora pedida por Sua Beatitude Ibrahim Isaac Sidrak, patriarca de Alexandria dos Coptas, eleito canonicamente em 15 de Janeiro pelo Sínodo da Igreja Patriarcal, após a renúncia do cardeal Antonios Naguib.
 
Reproduzimos a seguir a carta com que o Santo Padre anunciou a concessão ao novo patriarca de Alexandria dos Coptas.
 
***
 
A Sua Beatitude
Ibrahim Isaac Sidrak
Patriarca de Alexandria dos Coptas
 
A eleição de Sua Beatitude à sede patriarcal de Alexandria dos Coptas é um evento importante para toda a Igreja. Recebi o seu pedido de comunhão eclesial com alegria, dando graças a Deus Todo-Poderoso.
 
Envio-lhe os meus sinceros parabéns, com a minha fervorosa oração que se eleva a Cristo para que o acompanhe na realização desta nova missão.
 
Com todo o meu coração, acolho o seu pedido de comunhão eclesiástica, a que anuo conforme o seu uso previsto e a vontade da Igreja Católica. Tenho certeza de que, com a força de Cristo, vencedor do mal e da morte mediante a sua ressurreição, e com a colaboração dos padres do seu sínodo patriarcal, em comunhão com o Colégio Episcopal, Sua Beatitude terá a energia necessária para guiar a Igreja copta. Iluminada pela pregação de São Marcos Evangelista, acompanhado pelo seu séquito de Santos, com Santo António em primeiro lugar, Sua Beatitude irá ao encontro do Esposo, nosso Salvador.
 
Que Deus o assista no seu ministério ‘de Pai e de Guia’ para anunciar a Palavra de Deus, a fim de que ela seja vivida e celebrada com devoção, de acordo com as antigas tradições espirituais e litúrgicas da Igreja copta! Que todos os seus fiéis encontrem conforto na solicitude paterna do seu novo Patriarca!
 
Endereço a minha saudação fraterna ainda ao seu venerável predecessor, Sua Beatitude o cardeal Antonios Naguib, bem como aos membros do Sínodo, e dou-lhes a minha Bênção Apostólica, que faço extensiva aos bispos, sacerdotes, religiosos, freiras e fiéis de toda a Igreja Patriarcal.
 
Cidade do Vaticano, 18 de Janeiro de 2013
 
[© Copyright 2013 - Libreria Editrice Vaticana]



in