domingo, 27 de janeiro de 2013

Fé e religiosidade numa Europa em mudança

Encontro do Comité da CCEE e KEK sobre novos movimentos cristãos na Europa acontecerá em Varsóvia

ROMA, Sexta-feira, 25 Janeiro 2013

Este ano, o Comité Conjunto da Conferência das Igrejas Europeias (KEK) e do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) vão se reunir em Varsóvia na Sede da Caritas polaca (Ul. Okopowa 55) de 4 a 6 de Fevereiro de 2013, a convite do Arcebispo de Przemysl, Monsenhor Józef Michalik, presidente da Conferência Episcopal Polaca e Vice-Presidente da CCEE.

O Comité, instituído em 1972, é a instância mais alta do diálogo entre a KEK e o CCEE. Este se reúne anualmente e é formado, além das duas presidências e dos secretários-gerais dos dois órgãos, por quatro membros da KEK e quatro membros nomeados pela CCEE.

O tema do encontro Fé e religiosidade numa Europa em mudança. Os novos movimentos cristãos na Europa: desafios ou oportunidades? Pretende ser uma oportunidade para as duas realidades eclesiais reflectirem juntas sobre as mudanças que ocorrem com o homem europeu na sua relação com Deus e na sua experiência religiosa, particularmente em evidencia pelo aumento dos movimentos evangélicos e pentecostais na Europa. Diante da amplitude do tema, os dois grupos decidiram aprofundar especialmente o relacionamento, muitas vezes difícil, entre a Igreja "histórica" e as novas comunidades, cuja presença na Europa supõe novos desafios e oportunidades.

O tema será desenvolvido com a colaboração de especialistas e em três perspectivas: a primeira perspectiva sociológica e histórica conta com a colaboração da professora Eileen Barker, da London School of Economics e do professor Stanisław Wargacki SVD da Universidade Católica de Lublin; em um segundo momento, o cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Gênova e vice-presidente da CCEE, juntamente com o metropolita Joseph do Patriarcado Ortodoxo da Romênia irão se pronunciar sobre a experiência que as Igrejas tradicionais vivem com a presença dos "novos movimentos" e, por fim, o arcebispo emérito de Southwark, monsenhor Kevin McDonald, e a pastora Claire Sixt-Gateuille da Igreja reformada da França tentarão definir os desafios pastorais.

No decorrer do encontro, os participantes serão informados sobre a situação religiosa e ecuménica na Polónia através da contribuição do bispo Krzysztof  Nitkiewicz, responsável pelas relações ecuménicas da Conferência Episcopal Polaca e do metropolita Jeremiasz, presidente do Conselho das Igrejas da Polónia.

Quarta-feira, 6 de Fevereiro, o trabalho será concluído pela manhã com uma visita ao Museu da Insurreição, precedida por duas palestras: "O Ano da Fé, o 50 º aniversário do Concílio Vaticano II e o Sínodo para a Nova Evangelização" com Dom Józef Michalik e "O papel da KEK numa Europa em mudança – (um olhar) sobre a renovação da KEK - Visão e Missão" com Cordelia Kopsch, da OKR, vice-presidente da EKD.

Às 11:00 de quarta-feira, 6 de Fevereiro, os jornalistas estão convidados para uma conferência de imprensa na sede da Caritas polaca (Ul Okopowa 55).

Participarão o arcebispo Józef Michalik, o bispo Christopher Hill, da Igreja da Inglaterra, o vice-presidente da KEK (a confirmar), monsenhor Duarte da Cunha, secretário geral da CCEE e o pastor Dr Guy Liagre, secretário geral da KEK.

Os dias serão marcados por momentos de oração, de acordo com as diversas tradições das confissões cristãs presentes no encontro.

As reuniões não serão abertas ao público. Entrevistas e filmagens nos dias do encontro poderão ser organizadas com o assessor de imprensa da CCEE.

Delegação da KEK e CCEE:
Participantes da KEK:
Exm Sr. metropolita Emmanuel da França, Patriarcado Ecuménico, presidente KEK
Bispo Christopher Hill, Igreja da Inglaterra, vice-presidente KEK
OKRin Cordelia Kopsch, EKD United, Alemanha, vice-presidente KEK
Metropolita Arsenios Kardamakis, Patriarcado Ecumênico
Rev. Rauno Pietarinen, Igreja Ortodoxa da Finlândia
Dra. Joanna J. Matuszewska; Igreja Evangélica reformada na Polónia
Pastora Claire Sixt-Gateuille, Igreja reformada da França
Participantes da CCEE:
Exm Sr Cardeal Peter Erdo, arcebispo de Esztergom-Budapeste, presidente CCEE
Exm Sr Cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova, Vice-Presidente CCEE
Sua Excelência Monsenhor Józef Michalik, arcebispo de Przemysl, Vice-Presidente CCEE
Sua Excelência Monsenhor Kevin McDonald, arcebispo emérito de Southwark
Sua Excelência Monsenhor Vasile Bizau, bispo de Maramures
Rev. P. Luis Okulik, secretário da Comissão Caritas in Veritate CCEE
Palestrantes
Professora Eileen Barker, docente da London School of Economics 
Professor Stanisław Wargacki SVD, docente da Universidade Católica de Lublin
Metropolita Joseph do Patriarcado Ortodoxo da Roménia
Sua Excelência Monsenhor Krzysztof Nitkiewicz, bispo responsável pelas relações ecuménicas da Conferência Episcopal Polaca
Metropolitana Jeremiasz, Presidente do Conselho das Igrejas da Polónia
* Para mais informações, contactar: ​​
Secretário Geral da KEK
Pastor Dr. Guy Liagre  Email: GenSecretariat@cec-kek.org
Secretaria da CCEE
Thierry Bonaventura – assessor de imprensa da CCEE  Email: media@ccee.ch


 in