quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jimmy Ríos, baterista de Ketama, Bosé ou Sabina, ao converter-se: «Senhor, apanhaste-me!»

«És um crente renegado», disse a Javier Krahe

Foi evangélico, poli-toxicodependente, perdeu num só dia a sua futura mulher e os dois filhos que vinham... «Toquei fundo. E quem está aí para salvar-te?».

Actualizado 20 Janeiro 2013

Carmelo López-Arias / ReL


Fora de câmara, antes de começar a entrevista, o seu protagonista rezou: "Para encomendá-la a Deus, que não seja eu mas sim Ele em mim, que o que possa dizer possa tocar corações".

Não é bom que Deus esteja só, o programa de Gonçalo Altozano em Intereconomía TV, começou e terminou este sábado a toque de bateria. No comando do instrumento, Jimmy Ríos (Nova York, 1958), toda uma história pessoal vibrando a cada golpe da baquete: nasceu numa família católica não praticante ("baptismo e primeira comunhão, até aí, não há mais"), em Porto Rico ingressou num grupo juvenil evangélico ("hippies, sentia-me muito bem"), dois anos depois entrou num circo como palhaço e como mimo, e desembarcou em Espanha.

Quando tocou no fundo, quem estava aí para ajudá-lo?
Gostou e ficou, mas começou outro inferno: as drogas. "Todas as que me puseram à frente", admite, desde uma faixa a um charro. "Tornas-te poli-toxicodependente, e ainda que o desejes, isso é já para toda a vida. Então tocas no fundo e quem está aí para salvar-te? Jesus Cristo", como foi no seu caso.

Mas o seu tocar fundo adquiriu uma dimensão ainda mais dramática: "Tive uma namorada que ficou grávida de gémeos e por causas naturais morreu no mesmo dia em que nos deram a casa em que íamos viver depois de casarmos. Foi-se-me a vida: o meu futuro, o amor da minha vida e dois filhos. Toquei fundo, muito fundo, mas muito... À beira da morte em duas ocasiões... A quem recorres então? A Jesus Cristo".

O encontro

O curioso é que, nesse trance, passei a ser evangélico (ainda que "longe do Senhor"), fui a uma igreja católica. Ali, Jimmy conheceu uma rapariga que cantava na missa e o convidou a ir no domingo seguinte e, inopinadamente para ela, foi: "Fiquei no último banco, porque para mim, evangélico, as igrejas eram... brrr... Com todas essas imagens".

E então ela o convidou a ir a um grupo de oração da Renovação Carismática Católica. Foi, e ainda que no princípio tenha ficado à porta, sentado, no final algo o comoveu profundamente: "De repente olhei para o tecto e disse: Senhor, apanhaste-me, daqui não saio!".

Permaneceu vinculado à Renovação Carismática, "uma corrente dentro da Igreja católica onde se move o Espírito Santo" e onde ele sentiu uma imperativa chamada especial: "O Senhor pôs no meu coração um desejo: vem a Mim, já!".

Cuidado com as letras...
Ele obedeceu, e isso não o impediu de fazer uma brilhante carreira no âmbito da música, onde foi baterista com Ketama, Miguel Bosé, Joaquín Sabina ou Javier Krahe. "Há que ter cuidado com o músico com quem tocas, porque se as letras chocam com a tua fé", afirma. Quando isso ocorre, ele o discute com o artista. Como no caso do seu grande amigo Krahe, a quem disse um dia em confiança: "Tu não és ateu. Tu és um crente renegado".

Doí-lhe que no seu âmbito profissional se critique muitas vezes a Igreja. Ele segue o seu caminho e os anima "a crer em Deus e procurar na Bíblia (e em algum outro livro de algum santo) as respostas às perguntas que tem no seu coração".

Graças por tudo e em todo o momento
E diz mais, e o diz quem acabava de contar as circunstâncias nas que se lhe foi a vida: "Há que dar graças a Deus por tudo e em todo o momento". Para isso reza e ora, uma distinção entre duas actividades que gosta de fazer e que deixou clara para o telespectador: "Rezar é repetindo, como no rosário. Orar é falar com Deus para contar-lhe o que se passa".

Jimmy Ríos recomenda que a Igreja apoie economicamente a "artistas cristãos que toquem bem, a boas bandas, com boas canções", porque "evangelizam com a música". Gostaria de ver vento e harpa nos templos, e confessa a sua debilidade pelo órgão: "E se é numa igreja, perco-me, e se cheira a incenso, melhor".

Jimmy sorteia a crise económica dando classes, e segue enviando currículos, confiando sempre na mão que dirige tudo. "Senhor, isto é para Ti", afirma ao fechar o envelope e dirigir-se à entrevista de trabalho: "Eu já semeei".

Como o fiz este sábado, tocando corações segundo havia prometido. Com mão de artista.


in