sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O corredor que não quis aproveitar o despiste do seu rival: «O que eu fiz é melhor que ganhar»

Lição de cavalheirismo de Iván Fernández

"Ainda que me tivessem dito que ganhando tinha lugar na selecção espanhola para o Europeu, não me tinha aproveitado", assegura o corredor basco que explicou ao jornalista queniano que ainda não tinha chegado à meta.

Actualizado 22 Janeiro 2013

Aciprensa / ReL

Falou-se muito pouco. No cross da localidade navarra de Burlada, sucedeu um facto no passado domingo 2 de Dezembro que nos ajuda a continuar crescendo nos valores do desporto.

O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro dos 3.000 obstáculos há quatro meses em Londres, estava quase a ganhar a prova quando, ao entrar numa pista onde estava a meta julgou que já havia chegado, afrouxou totalmente o passo e, relaxado, começou a saudar o público crendo ser o vencedor.

O atleta seguinte que vinha atrás, Iván Fernández Anaya, ao ver que se equivocava e parava una dezena de metros antes da meta, não quis aproveitar a ocasião para acelerar e ganhar. Ficou nas suas costas, e gesticulando para que o entendesse e quase empurrando-o, levou o queniano até à meta, deixando-o passar à frente.

"Não me teria aproveitado"
Iván Fernández Anaya, um corredor vitoriano de 24 anos que está considerado um atleta com muito futuro (campeão de Espanha de 5.000 metros na categoria promessas há dois anos) afirmou ao terminar a prova: “Ainda que me tivessem dito que ganhando tinha lugar na selecção espanhola para o Europeu, não me teria aproveitado. Creio que é melhor o que fiz que se tivesse ganho. E isto é muito importante, porque hoje em dia, tal como estão as coisas em todos os ambientes, no futebol, na sociedade, na política, onde parece que tudo vale, um gesto de honradez vai muito bem”.

Em diálogo telefónico com ACI Prensa em 10 de Janeiro, o jovem atleta de 24 anos de idade recordou o ocorrido no passado 2 de Dezembro na pista Cross de Burlada na qual ficou no segundo lugar atrás de Mutai, originário de Quénia e medalhado olímpico em Londres 2012.

Abel Mutai liderava a prova e julgou tê-la terminado porque pensou que já havia chegado à meta. Ao não falar castelhano, não entendia que as pessoas ao seu redor lhe diziam que seguisse porque ainda faltavam vários metros. Fernández o alcançou e em vez de tirar proveito da situação para ganhar a corrida, animou o africano a continuar correndo para conseguir a vitória.

"Vi que parava com a meta a 50m"
"Faltando 150 metros, ele estava a 20 metros e logo para chegar à zona da meta, vi que Abel Mutai parava antes da chegada e fiquei um pouco surpreendido, porque ele não sei si se inteirou bem de que não havia chegado, mas a meta (todavia) estava a 50 metros".

Iván Fernández disse a ACI Prensa que Mutai "olhou para trás e via as pessoas que lhe diziam que seguisse em frente, mas ao não dominar o castelhano não se dava conta. Então eu vim desde atrás e o empurrei até à meta".

Ao ser consultado sobre se conversaram ao longo da corrida, o atleta espanhol respondeu que "falamos um pouco mas não nos entendíamos muito bem. Deu-me as felicitações por tê-lo deixado ganhar".

"Ante tudo nós treinamos para fazer o melhor possível, treinamos muito duro, eu quero recordar que ante a vitória e ante tudo está a personalidade de cada um e a desportividade com os companheiros. Nesta ocasião deixei ganhar porque o meu coração me dizia que ele era o vencedor da corrida".

Uma família estruturada
Se bem que Fernández não vive uma vida de fé, partilhou com ACI Prensa que a formação de valores a recebeu da sua família: "venho de uma família estruturada e tive a sorte de ter os meus pais e não me faltou nenhum dos dois".

O atleta mantém uma relação amável e sempre agradecida com o público que o segue. No seu blogue narra as suas experiências desportivas, partilha o seu sentir como o mesmo descreveria "com um coração aberto". Quando relatou a história da corrida assinalou que "o que fez que hoje seja um dia muito especial é tê-lo partilhado com todos vocês".

Iván Fernández também saudou os seus seguidores pelo Natal, Ano Novo e Dia de Reis. Num dos seus posts intitulado "Reflexão e adeus a 2012" afirmou: "dou graças a todos que haveis partilhado um segundo ao meu lado e me haveis tirado um sorriso. Dar as graças a toda a gente que me mandou e-mail, mensagens de apoio e felicitando-me durante este último mês. Do coração desejo-lhes o melhor".

O atleta é natural de Vitoria. Desde os 6 até os 14 anos esteve na escola de futebol do seu colégio. A partir dos 9 anos combinou o futebol com o atletismo e participava em competições locais.

Fernández foi em várias ocasiões campeão nacional de Espanha e representou o seu país em campeonatos mundiais de cross (country) e pista.

Iván Fernández tem estudos superiores de manutenção e de sistema de regulação e controle. Actualmente estuda para obter outro título em mecatrónica. Reparte o seu tempo entre a escola e os seus rigorosos treinos que realiza nas manhãs e tardes.


in