segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Primeiro embaixador do vaticano na Malásia

Joseph Marino

Um ano e meio depois de estabelecer relações diplomáticas
Redacção, 18 de Janeiro de 2013 às 11:55

Joseph Marino, núncio na Malásia


Bento XVI nomeou o arcebispo estadunidense Joseph Marino como núncio apostólico na Malásia, um ano e meio depois de que a Santa Sé estabelecera relações diplomáticas com o país asiático, informou hoje a imprensa local.

Marino, que será o primeiro embaixador do Vaticano na Malásia, instalar-se-á na nunciatura que se abrirá em Kuala Lumpur, desde a qual também exercerá o seu cargo para Timor Oriental e de delegado do Vaticano para Brunei, indicou o periódico The Star.

Antes desta nomeação, Marino, nascido em Birmingham, no estado de Alabama, exerceu como embaixador do Vaticano no Bangladesh e serviu nas nunciaturas de Filipinas, Nigéria e Uruguai.

O Vaticano e a Malásia, país de maioria muçulmana, estabeleceram relações diplomáticas em 2011 depois do encontro em Julho desse ano em Roma entre o Papa e o primeiro-ministro malásio, Najib Razak.



Essa visita de Najib teve lugar pouco depois da queima de várias igrejas na Malásia durante os protestos de grupos muçulmanos contrários a uma resolução judicial que autorizava à minoria cristã do país o uso do termo Alá como sinónimo de Deus.

A legislação da Malásia proíbe o proselitismo entre os muçulmanos, que integram 60 por cento do total de 29 milhões de habitantes, ainda que autorize a liberdade de culto.

No país, habitado também por minorias de religião budista e hindu, vivem uns 2,5 milhões de cristãos, entre eles 850.000 católicos, segundo o censo oficial.

(Rd/Agencias)


 in