sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Três milhões de estadunidenses utilizam habitualmente apps católicas para viver a sua fé

Estudo da Georgetown

Actualizado 16 Janeiro 2013

Vatican Insider

O Center for the Applied Research in the Apostolate (CARA) é um centro de estudos da Georgetown University (a universidade dos jesuítas de Washington) que analisa de forma particular a relação entre as redes sociais e a missão da Igreja. Deste ponto de vista, é muito interessante um dos dados que o CARA difundiu nestes dias: dos cerca de 70 milhões de católicos que vivem nos Estados Unidos, 2,9 usam uma app relacionada com a fé.

Para dar-se uma ideia sobre as apps católicas que circulam hoje em dia, basta dar um relance ao blogue Catholic Apps: as mais conhecidas são as que oferecem a consulta da Bíblia, da Liturgia das Horas ou do calendário litúrgico, mas também há muitas que indicam os horários das missas próximo de casa ou que oferecem propostas quotidianas para um caminho espiritual.

O CARA sustém que se trata de um espaço amplo e que está crescendo, sobretudo entre os mais jovens.

Tomando em conta que o segmento dos católicos de entre 18 e 31 anos (classificados como Millennials), o instituto de investigação revelou que são pouco mais de 1,1 milhões os que instalaram nos seus telefones inteligentes ou computadores alguma das apps católicas, quer dizer cerca de 10% do total.

Há que recordar que são muitos mais com respeito aos que lêem um jornal ou uma revista diocesana (9%). Mas o que leva a definir muito mais amplas as possibilidades deste fenómeno é o facto de que 19% dos “Millennials” usa um tablet, 8% um leitor de e-books, 28% uma consola fixa para videojogos e 2% uma consola portátil; todos eles instrumentos mediante os quais é possível descarregar uma app.


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