quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Um Caminho «online» a Santiago que durará vinte e cinco dias permitirá ganhar a Compostelana

Arranca este domingo às 21.00 horas

A iniciativa de Evangelização Digital permite fazê-lo com acompanhantes e culminará com a acolhida do último dia por monsenhor Julián Barrio.

Actualizado 19 Janeiro 2013

ReL

Para este Caminho de Santiago não se precisam condições físicas. É perfeito para quem talvez nunca possa realizá-lo fisicamente, para aqueles que já o fizeram e querem recordar a experiência, ou como forma de preparação para quem vai percorrê-lo proximamente por outros meios.
Pode-se fazer inteiro ou participar só em alguma etapa, e quem percorrer 20 ou mais das 25 que conformam esta proposta receberão a Compostelana. Começa a primeira peregrinação online da história, da mão de Evangelização Digital e por causa do Ano da Fé.

Cada domingo às 21:00 horas, desde 20 de Janeiro e até 21 de Julho, todo o que queira pode unir-se a esta comunidade de peregrinos digitais que se ligará desde o seu computador de maneira simples para fazer a experiência inédita de peregrinar a Santiago de Compostela através da Internet.

Do outro lado do ecrã estará o guia da etapa. Serão párocos, sacerdotes, religiosos ou religiosas das congregações que acolhem os peregrinos habitualmente nas localidades atravessadas pelo Caminho de Santiago francês. Explicarão aos peregrinos o especial do lugar, a arte da zona e as experiências dos caminhantes nessa etapa, concluindo com uma meditação sobre o caminho da fé. Serão 25 minutos depois dos quais se abrirá um colóquio para fazer comunidade online, e que concluirá com umas pautas e sugestões para seguir caminhando interiormente durante a semana.

Desde Roncesvalles, atravessarão online diversas localidades emblemáticas de Navarra, La Rioja, Burgos, Palencia, León, Lugo e La Coruña até chegar a Santiago de Compostela. O cânone da colegial de Roncesvalles dom Juan Carlos Elizalde receberá os peregrinos e os guiará na sua primeira etapa este domingo 20 de Janeiro. No final do caminho, na última etapa, o anfitrião e guia que os acolherá será o próprio arcebispo de Santiago, Julián Barrio.

A iniciativa de fazer um caminho de Santiago online foi do impulsionador da Evangelização Digital, o padre Agustín de la Vega, LC: “Foi porque estava conversando com monsenhor Julián Barrio, arcebispo de Santiago de Compostela, a propósito do ano da fé. Foi precisamente enquanto falava com ele. Ocorreu-me a ideia e a comentei. É uma oportunidade para fortalecer a nossa fé em Cristo e experimentar a sua proximidade junto a pessoas de muitos lugares e em circunstâncias diferentes”, explica.

Percorrer este caminho é simples, e todas as indicações para participar podem encontrar-se nesta ligação.


in