quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Uma Fazenda na Praça de São Pedro

Festa de Santo António Abade, padroeiro dos criadores e protector dos animais

CIDADE DO VATICANO, Terça-feira, 15 Janeiro 2013

Na próxima quinta-feira, 17 de Janeiro, festa de Santo António Abade, pecuaristas e agricultores italianos organizarão na Praça de São Pedro uma festa ao ar livre para celebrar o santo padroeiro dos criadores e protector dos animais.

A partir das 9:00 horas, na Praça Pio XII, em frente a colunata de Bernini, vai acontecer uma exposição de gado, vacas, cabras, ovelhas, galinhas e outros animais típicos da pecuária italiana.

Às 10:30 o cardeal Angelo Comastri, Vigário Geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano celebrará uma Missa; às 12:00 está planeando um desfile de cavalos pela Via da Conciliação, que culminará com a bênção solene.

Os membros da associação italiana de criadores (AIA- Associazione Italiana Allevatori) convidaram os proprietários de cães e gatos a levarem seus animais de estimação para um check-up gratuito oferecido por veterinários da Associação.

A tradição de celebrar Santo António Abade, muito enraizada e popular no mundo camponês italiano é, como afirma o Presidente da AIA, Nino Andena, "um momento de festa que queremos partilhar com os cidadãos, para testemunhar o nosso papel activo na sociedade”.

Santo António Abade, conhecido também como «o grande», ou Santo Antão,  viveu no Egipto entre os séculos III e IV, foi o monge fundador do movimento eremítico. Morreu no dia 17 de Janeiro de 356 com 105 anos.


in