sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Beja: Bispo diocesano vai pedir coadjutor ao Vaticano

D. António Vitalino diz que precisa de ser ajudado nas "tarefas pastorais"


Beja, 22 Fev 2013 (Ecclesia) – D. António Vitalino deseja pedir ao Papa um bispo coadjutor para o ajudar nas “tarefas pastorais” e suceder-lhe como responsável pela Igreja na diocese de Beja, informa o jornal diocesano na edição desta semana.

Segundo o “Notícias de Beja”, a vontade do bispo de Beja foi comunicada na Sé local no fim da missa que celebrou no primeiro domingo da Quaresma (dia 17 de Fevereiro).

Para D. António Vitalino, o bispo coadjutor é necessário para o “ajudar nas tarefas pastorais, mormente no acompanhamento do Sínodo Diocesano”, e para lhe suceder “aos completar 75 anos”, informa o semanário diocesano.

“D. António Vitalino deseja louvavelmente que, ao deixar a diocese, o seu sucessor seja conhecedor dos problemas pastorais do Alentejo e das pessoas que vão ser confiadas ao seu múnus episcopal”, refere o director do jornal, Alberto Batista.

Segundo o semanário, a nomeação do bispo coadjutor é esperada ainda este ano.

Natural de Vila Verde (Braga), D. António Vitalino completa 72 anos em Novembro próximo; ordenado bispo em 1996, foi auxiliar de Lisboa até 1999, ano em que foi nomeado para Bispo de Beja.

PR

in