terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bento XVI completa as audiências com todos os bispos do mundo

Em menos de oito anos de pontificado

Esta semana encontrou-se com os prelados italianos

Redacção, 29 de Janeiro de 2013 às 19:05

Bento XVI completou nestes sete anos de Pontificado as visitas 'ad limina' de todos os bispos do mundo à Sede Apostólica com o encontro estes dias com os bispos italianos.

O Prefeito da Congregação para os Bispos, o cardeal Marc Ouellet, assegurou que "através do encontro do bispo com o Papa reforça-se a unidade e a colegialidade entre os bispos e o sucessor de Pedro".

Nesta linha, Ouellet apontou numa entrevista à Rádio Vaticana recolhida pela Europa Press, que "quando um bispo chega a Roma, traz consigo as alegrias, esperanças e sofrimentos da sua Igreja" pelo que ao partilhar "cada bispo sente-se sustentado pelo Papa e os bispos para desenvolver a sua missão a favor da justiça e da paz".

Além disso, apontou que os frutos das visitas 'ad limina' são "sobretudo espirituais, porque vindo a Roma cada bispo confirma a profissão da própria fé sobre a tumba de São Pedro" e acrescentou que "no encontro pessoal com os bispos, o Papa mostra-se pai de todos e indica a via para reencontrar os fundamentos da pessoa, da família, da tutela da vida e do sentido autêntico da liberdade".

Por outra parte, o purpurado remarcou que "a liberdade de professar a própria fé foi introduzida no mundo pelo cristianismo" e evocou o 17º centenário do Edicto de Constantino com o qual o imperador concedeu a liberdade de culto.

Nesta linha, Ouellet destacou que esta liberdade "pertence à pessoa e que é o fundamento de toda a liberdade" e acrescentou que "este direito deve ser reconhecido pelos ordenamentos civis de cada nação e que compete também às comunidades religiosas que devem poder organizar-se e desenvolver as suas actividades culturais, educativas e assistenciais segundo o seu próprio credo". Nesta linha, concluiu que "a liberdade religiosa deve ser reconhecida e promovida para todos, como o Santo Padre ensina".

(Rd/Ep)


in