sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bento XVI confia meditações da via-crúcis a dois jovens libaneses

Patriarca Bechara os orientará. Papa oficiará todos os ritos da Semana Santa

Sergio Mora

CIDADE DO VATICANO, Quinta-feira, 31 Janeiro 2013

Bento XVI confiou a dois jovens libaneses a elaboração dos textos das meditações da via-crúcis da sexta-feira santa, que acontece no Coliseu, em Roma, todos os anos.

De acordo com o Vaticano, “em rememoração da viagem ao Líbano e a fim de convidar toda a Igreja a manter vivido nas suas orações o Oriente Médio, seus problemas e suas comunidades cristãs, o Santo Padre, através do cardeal secretário de Estado, convidou o patriarca cardeal Bechara Buytros Räi a preparar os textos para a via-crúcis da sexta-feira santa no Coliseu (...) Os textos serão preparados por dois jovens libaneses, sob a orientação do patriarca, e seguirão o esquema tradicional das catorze estações”.

Os textos de 2012 foram preparados pelo casal italiano Danilo e Anna Maria Zanzucchi, iniciadores do movimento “Famílias Novas”, dos Focolares. Em 2011, a autora foi a religiosa de clausura Maria Rita Piccione, presidente da Federação dos Mosteiros Agostinianos da Itália.

A agenda papal, preparada pelo departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, prevê que o papa estará presente em onze celebrações litúrgicas.


in