sábado, 2 de fevereiro de 2013

Casado, com três filhas, 20 anos de pastor anglicano e, desde hoje, sacerdote católico

Atenderá os anglo-católicos próximo de Nova Iorque

"Fui um sacerdote episcopaliano anglo-católico até que me dei conta de que não podes ser católico – anglo ou o que seja - a menos que sejas realmente um católico", escreve.

Actualizado 24 Janeiro 2013

P. J. G / ReL

John Cornelius tem 64 anos e desde este sábado 26 de Janeiro é sacerdote católico ao serviço do ordinariado anglo-católico da Cátedra de São Pedro, atendendo, em primeiro lugar, a pequena Comunidade de Saint Alban (em Henrietta, Nova Iorque), composta de antigos anglicanos que desde há menos de um ano são católicos.
Cornelius foi o seu pastor durante muitos anos, e agora o voltará a ser, e sacramentalmente, e por encargo da Igreja católica. Antes foi pastor anglicano durante 20 anos. Ele e a sua esposa Sharyl (33 anos casados) fizeram-se católicos há 2 anos, e quando se fundou o ordinariado anglo-católico na América do Norte pediram a admissão. As suas três filhas já crescidas (Virginia, Rebecca Maier e Sarah) assistiram à ordenação.

20 anos de pastoreio, 20 meses de teoria
Cornelius estudou a teologia e a disciplina católica cada sábado durante 20 meses e está entre os primeiros 30 ex-pastores anglicanos que são ordenados sacerdotes no ordinariado da Cátedra de São Pedro, que cobre os Estados Unidos e Nova Iorque.

Durante todos estes meses, os seus paroquianos anglo-católicos iam à missa católica que tiveram à mão, mas no domingo pela tarde reuniam-se com ele para cantar o ofício de vésperas típico da tradição anglicana com os seus hinos habituais.

Agora o padre Cornelius poderá celebrar com os seus paroquianos a missa católica segundo o “uso anglicano da liturgia romana”, que mantém tradições litúrgicas anglo-católicas.

Ordena-o o bispo local de Buffalo, Richard J. Malone, mas o seu superior será o Ordinário anglo-católico, Jeffrey Steenson, também casado, pai de família e antigo bispo anglicano de Rio Grande, responsável de todo o Ordinariado. Steenson não pode ordenar os seus sacerdotes porque não é bispo católico, mas sim só sacerdote católico, ainda que com permissão para empregar alguns símbolos de autoridade, como o báculo, a mitra ou o peitoral.

Espera-se que o novo sacerdote ajude nas paróquias da zona. Também se espera que a pequena comunidade anglo-católica seja missionária e atractiva para pessoas decepcionadas pelo caos doutrinal e de autoridade do anglicanismo.

John Cornelius mantém um blogue chamado Cornelius The Roman onde explica brevemente: “fui um sacerdote episcopaliano anglo-católico até que me dei conta de que não podes ser católico – anglo ou o que seja - a menos que sejas realmente um católico”.


in