terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Digitalizados os 256 primeiros manuscritos da Biblioteca do Vaticano

Graças à tecnologia da NASA

Espera-se facilitar o acesso a 80.000 documentos
 
Redacção, 30 de Janeiro de 2013 às 18:31

O Vaticano pôs esta quarta-feira à disposição dos internautas os primeiros 256 manuscritos da Biblioteca dos Papas, graças a um projecto que pretende facilitar o acesso a mais de oitenta mil documentos através da rede.

Os primeiros 256 manuscritos digitalizados da Biblioteca do Vaticano foram postos à disposição dos internautas. Até agora, estes códices de enorme valor tinham permanecido encerrados na Biblioteca do Vaticano protegidos por estritas medidas de segurança e conservação e só podiam ser consultados por 250 especialistas muito qualificados por dia.

Agora, este projecto pretende por à disposição de qualquer pessoa as páginas destes documentos digitalizando-os com tecnologia da NASA e colocando-os numa base de dados na Internet, a que qualquer pessoa terá livre acesso desde a sua casa.

Para a sua digitalização empregou-se a tecnologia Fits (Sistema de Transporte Flexível de imagens, na suas siglas em inglês), desenvolvida pela NASA há 40 anos para conservar as imagens das suas missões espaciais, que foi contratada em Outubro de 2011 para digitalizar e preservar estes fundos e para evitar, assim, a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta directa dos especialistas.

O projecto, que esta quarta-feira começou a dar os seus primeiros resultados, nasceu com um acordo entre a Biblioteca do Vaticano e a Biblioteca Bodleiana de Oxford, que, em Abril de 2012, pactuaram divulgar os seus textos para a sua consulta gratuita.

Os textos incluem obras de Homero, Platão, Sófocles ou Hipócrates, os manuscritos judaicos mais antigos que se conservam e alguns dos primeiros livros italianos impressos durante o Renascimento.

A Biblioteca dos Papas foi criada próximo do ano 1450 pelo papa Nicolás V, sobre os fundos da sua própria biblioteca pessoal, e posteriormente dotada de um estatuto jurídico. Entre as suas jóias pode encontrar-se o "Codex Vaticanus", o primeiro testemunho da Bíblia grega de que se tem noticias.

(RD/Agencias)


in