sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Papa reclama "um futuro de justiça e paz duradouras" para o Médio Oriente

Bento XVI, com os membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas
Encontro com as Igrejas Orientais Ortodoxas pela unidade dos cristãos

Bento XVI presidirá esta tarde à celebração ecuménica na basílica de são Paulo extramuros de Roma


Redacção, 25 de Janeiro de 2013 às 15:19

Bento XVI mostrou a todos os fiéis do Oriente Próximo a sua "proximidade espiritual e oração" e pediu que esta terra se dirija, "através de um diálogo construtivo e de cooperação, até um futuro de justiça e paz duradouras", durante a sua audiência com os membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas.

Durante o encontro, Bento XVI manifestou a sua esperança para que as relações entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais "siga desenvolvendo-se num fraternal espírito de cooperação, especialmente através do crescimento de um diálogo teológico capaz de ajudar a todos os seguidores do Senhor a crescer na comunhão e dar testemunho perante o mundo da verdade salvífica do Evangelho".

Mesmo assim, o Pontífice sublinhou que muitos dos presentes procedem de "áreas onde os cristãos, tanto como indivíduos, como as comunidades cristãs, enfrentam dolorosas provas dificuldades que são motivo de profunda preocupação para todos".



Neste sentido, apontou que "todos os cristãos necessitam trabalhar juntos numa aceitação e confiança mútuas ao serviço da causa da paz e a justiça na fidelidade ao desejo do Senhor" e propôs o exemplo dos "inumeráveis mártires e santos, que através dos séculos deram um valente testemunho de Cristo em todas as Igrejas".

A Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas instituiu-se há dez anos em 2003 graças à iniciativa das autoridades eclesiais das Igrejas orientais ortodoxas e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Tal Comissão dedicou-se esta semana "ao estudo da comunhão e a comunicação que existia entre as Igrejas nos cinco primeiros séculos da história cristã".

Esta tarde, o Papa presidirá à celebração ecuménica na basílica de são Paulo extramuros de Roma com o rezar das vésperas no último dia de la Semana de oração pela unidade dos cristãos.

(Rd/Ep)


in