sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Vaticano doa 100.000 euros para restaurar o tecto da basílica da natividade em Belém

Basílica do Natividade em Belém. EFE
Reunião Al-Maliki e Balestrero

Encerraram um projecto de acordo

Redacção, 31 de Janeiro de 2013 às 16:49

O Vaticano doará 100.000 euros para a restauração da Basílica da Natividade em Belém, segundo se anunciou durante a Comissão Bilateral Permanente de Trabalho entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), celebrada em Ramallah.

O encontro oficial, que teve lugar no Ministério das Relações Exteriores palestiniano, foi presidida pelo ministro de Exteriores palestiniano, Riad Al-Malki e pelo subsecretário para as Relações com os Estados, o arcebispo Ettore Balestrero.

Segundo informa o Vaticano, "as partes tiveram um intercâmbio de visões sobre o projecto de acordo em exame, em particular sobre o preâmbulo e sobre o capítulo 1 do tal acordo".

Além disso, a nota indica que "os colóquios realizaram-se numa atmosfera aberta e cordial, expressão das boas relações existentes entre a Santa Sé e o Estado da Palestina" e acrescenta que "as delegações expressaram o desejo de que as negociações se acelerem e alcancem uma rápida conclusão" e acordaram que "um grupo técnico conjunto dará seguimento".


Por outro lado, assinala que a Comissão Bilateral Permanente de Trabalho entre a Santa Sé e o Estado de Israel conseguiu "avanços significativos" nas negociações concernentes ao Acordo Fundamental relativo a matérias económicas e fiscais, durante uma reunião plenária que mantiveram esta terça-feira em Jerusalém, segundo informaram num comunicado conjunto.

O encontro que teve lugar no Ministério dos Assuntos Exteriores de Israel foi presidido pelo subsecretário para as Relações com os Estados, o arcebispo Ettore Balestrero, e pelo vice-ministro de Assuntos Exteriores de Israel, Danny Ayalon, M.K.

Segundo indicaram, "as negociações desenvolveram-se numa atmosfera aberta, amistosa e construtiva" e a comissão assegura que se conseguiram "avanços significativos" e que se "espera uma rápida conclusão do acordo". As partes decidiram os passos seguintes para a conclusão do acordo, e celebrarão a próxima reunião plenária em Junho de 2013 no Vaticano.

(Rd/Ep)


in