sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Apesar de tudo, continuo a acreditar no Homem


ser humano não é nem um anjo, nem um demónio, mas tanto é capaz dos gestos mais solidários, altruístas, heróicos, direi mesmo santos, como dos mais horrendos crimes e barbaridades, como no-lo confirma a história.

Não vou deter-me em nenhum acontecimento particular, mas recordo uma data: 27 de janeiro, Dia Internacional do Holocausto (ONU). Já tive a oportunidade de visitar Auschwitz (Oswiecim, em polaco) e nunca mais o esquecerei: paira no ar um ambiente pesado, de morte, que nos esmaga, como se o mal ainda rondasse por ali... Como foi possível seres humanos tratarem tão cruelmente outros seres humanos, vilipendiando, torturando, humilhando, destruindo, em massa?! ·

A tentação de dominar, condicionar, aniquilar o outro, considerado inferior, não é, porém, algo que pertença ao passado, pois ainda hoje são sensíveis as suas ramificações. Não me sinto capacitado para explicar porquê, mas, para mim, é claro que: a ideologia não se pode sobrepor à realidade, a demagogia à racionalidade e a subjetividade à objetividade. A vida humana é sempre um valor em si, um mais, não um meio, sob condição, e cada vida e todas as vidas importam e valem a pena.

Uma sociedade que se considere humanista e solidária deverá ter uma atenção especial para as crianças, os idosos, os doentes, os mais fragilizados, e criar instrumentos para a sua proteção e defesa, sob pena de resvalarmos para o pântano da arbitrariedade e do eugenismo, no qual, alguns iluminados, baseados nas suas certezas, arvoradas em verdades, decidirão quem deve viver ou morrer.

Apesar das tintas um pouco mais escuras destas linhas, sou, por convicção profunda, um crente na Humanidade e na capacidade de regeneração dos seres humanos, quando se abrem ao próximo, olhando-o como um igual, um irmão, e quando nesta abertura de horizontes, também descobrem o Outro, Deus, e acreditam que é possível fazer aqui, mesmo que imperfeitamente, a experiência de um mundo melhor.

Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário
in Diário do Alentejo, 26 de Janeiro de 2018