domingo, 11 de fevereiro de 2018

Vandalismo, de novo


Mais uma vez a Comunidade Cristã de Grândola vê o seu património objecto de novo acto de vandalismo, perpetrado durante a calada da noite. Na verdade, fomos surpreendidos hoje de manhã, dia 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lurdes e Dia Mundial do Doente, por pinturas ofensivas, escritas nas paredes laterais direitas da Igreja Matriz.

Não se compreende como é possível que este edifício, construído em finais do Século XIV, e um dos mais importantes edifícios históricos de Grândola, visitado por milhares de pessoas todos os anos, e local de encontro e celebração diária e semanal dos cristãos, seja o alvo escolhido para mais um acto de vandalismo.

Lamentamos profundamente mais esta manifestação de ignorância, intolerância e abuso, pois é sabido por todos aqueles que prezam a sua história, a sua identidade e a sua fé, o esforço que temos vindo a fazer no sentido de recuperar, manter e mostrar o nosso património, expressão profunda da nossa identidade colectiva.

Ficam as imagens, tristes por sinal, e a esperança de que situações como esta se não voltem a repetir, aqui ou em qualquer outro espaço, desta Vila Morena, Terra da Fraternidade.

Pe. Manuel António do Rosário