domingo, 15 de abril de 2018

Francisco, o ''Pároco do mundo''



credito que cada papa é providencial para o tempo em que é eleito e estes últimos têm sido excecionais, pois, quase todos estão beatificados ou canonizados. O papa Francisco é, pois, o papa que a Igreja necessitava, para se renovar na, fidelidade ao Concílio Vaticano II e a este tempo da história. A sua ação, porém, ultrapassou as fronteiras da Igreja e catapultou-o, naturalmente, para uma liderança moral internacional.

Este grande pastor é verdadeiramente humano e, por isso, tão cristão, e creio que é a sua intensa humanidade, que se manifesta até nos seus erros, que ele assume com humildade e sem tentativas de justificação, que o aproxima das pessoas. Em muitas situações ele surpreende, pela sua proximidade e simplicidade: e pelos seus gestos. Bem lhe assenta aquele título que muito aprecio: "Pároco do mundo". 

Perante este discípulo fiel de Jesus, fico pesaroso e até desapontado com as críticas de que é alvo dentro da Igreja, sobretudo por parte de quantos se sentem incomodados, questionados no seu status quo, e com dificuldade em olhar com amor para este mundo, no qual a Igreja deve ser um "hospital de campanha". Sei que eles não representam a Igreja e são uma ínfima minoria, mas como cristãos deveriam olhar para o papa Francisco como um exemplo a seguir, pois ele é uma verdadeira fonte inspiradora para tantos homens e mulheres deste mundo, crentes ou não crentes.

Quanto às críticas que vêm de fora, mais facilmente as entendo, pois este papa é um profeta que anuncia, mas também denuncia, e incomoda, e ser profeta é por vezes ingrato e até perigoso, e Jesus é o exemplo disto mesmo. No seu coração de Pai, Francisco procura, como Jesus, estar mais próximo dos pobres, dos abandonados, dos pequenos, à semelhança do "outro" Francisco (de Assis).

Como católico, só posso dar graças a Deus pelo dom deste papa, verdadeiramente providencial. Que o seu legado permaneça e dê ainda mais frutos, para bem da Igreja e deste mundo.

Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário
in Diário do Alentejo, 13 de Abril de 2018