domingo, 20 de maio de 2018

Encontro do Clero da Diocese de Beja


Depois de anos de paragem, retomou-se uma bela tradição que se manteve durante anos: o encontro do Clero da Diocese de Beja, no dia 01 de Maio, Dia de S. José Operário, Padroeiro da Diocese. A escolha recaiu sobre a Aldeia Mineira do Lousal, no Concelho de Grândola, a convite do Pároco, Pe. Manuel António do Rosário.

A jornada iniciou-se, pelas 10h, com a celebração da Eucaristia, na magnífica e imponente Igreja de S. Jorge, presidida pelo Senhor João Marcos e concelebrada por cerca de 30 Sacerdotes e 3 Diáconos Permanentes, e com a participação dos nossos 9 seminaristas teólogos, e cristãos oriundos, predominantemente, do Lousal e de Grândola. Na assembleia incluía-se também a Madame Velge, matriarca da Família que durante anos se dedicou a esta comunidade mineira, tomando-a uma comunidade modelar no Concelho de Grândola. A esta Família e à SAPEC se deve também a doação desta Igreja à Comunidade Cristã, processo iniciado em 2011 e concluído o ano passado. Depois da Eucaristia, seguiu-se a visita ao Centro de Ciência Viva e ao Museu Mineiro, sob a orientação dos Professores Jorge Relvas e Álvaro Pinto, responsáveis deste grande projecto de sucesso inegável, que atrai ao Lousal mais de 20.000 visitantes todos os anos, e que em muito tem contribuído para o renascimento desta localidade.

O almoço foi servido no Centro Comunitário do Lousal/Casa do Povo de Azinheira dos Barros, oferta da Junta de Freguesia, que, na pessoa do seu Presidente, Ricardo Rufino, nos acompanhou e foi de uma dedicação assinalável, por todos reconhecida. Uma palavra também ao Dr. Luís Sobral e às funcionárias do Centro Comunitário.

O programa continuou depois com a visita/descida à Galeria Waldemar, mais um projecto de sucesso, que veio enriquecer e dar densidade à experiência de visitar este local emblemático e marcante, cujas raízes mergulham no tempo e nos fazem recuar a 130 milhões de anos atrás.

Porque a comunhão não deve ser palavra vã, mas verdade e praticidade, e o presbitério uma realidade em crescimento e consolidação, é preciso continuar e não perder a embalagem neste projecto e noutros que contribuam para reforçar a convicção de que é fundamental trabalharmos como Corpo de Cristo na evangelização e renovação da Igreja, que deve estar insculturada neste Alentejo, tão diverso, mas tão belo e desafiante.

Pela nossa parte, comunidade cristã do Lousal e de Grândola, ficámos satisfeitos e dispostos a acolher estas e outras iniciativas, que dão trabalho, mas também grande alegria e recompensa pela sensação de dever cumprido.

Manuel António G Rosário
in Notícias de Beja, nº 4426, de 10 de Maio de 2108