terça-feira, 7 de agosto de 2018

A humildade é a verdade



anta Teresa de Ávila (mística espanhola do Século XVI e doutora da Igreja) afirmou que "a humildade é a verdade".

Penso muitas vezes no sentido desta afirmação que para quem é cristão faz todo o sentido, pois a fé ajuda-nos a ser realistas, a tomar consciência dos nossos pecados, ignorâncias e limitações, e essa é a verdade da condição humana. A consciência do que somos pode ser o ponto de partida para a mudança não apenas do agir, mas, sobretudo, do ser.

Creio que esta é uma das lições de vida que podemos tirar do Evangelho. Em Cristo encontramos o que Santa Teresa descobriu, e de como a soberba e o orgulho são uma ilusão, nos afastam da verdade, criando uma sensação de segurança e de saber, que não são reais e que, com o tempo, acabarão por desmoronar.

É claro que haverá sempre quem nos apoie e conforte, mesmo quando estamos errados, mas quem assim age não nos ajuda, uma vez que, entre a realidade e a "nossa realidade", pode não haver coincidência.

Sobre esta mesma temática, afirmou há uns anos o Papa Bento XVI que hoje se corria o risco de confundir "o bem e o mal, com o sentir-me bem ou mal".

Chamamos a isto subjectivismo, que é diferente de subjectividade (um valor dos nossos tempos), e nos projecta no pântano do egocentrismo, da insensibilidade e da auto-suficiência.

Ter a pretensão de que somos omniscientes e que podemos falar sobre tudo, com autoridade, é ilusão e falácia. Talvez nos possa também ajudar a célebre frase do Filósofo Sócrates: "eu só sei que nada sei". De facto, quanto mais estudamos. mais vamos tomando consciência do que não sabemos, e de que só podemos, por isso. ser humildes.

É seguindo o caminho da humildade que seremos capazes de refazer percursos e relações, em quaisquer âmbitos da nossa vida, de nos redescobrirmos, renovarmos e rumarmos em direcção à utopia. “Errar é humano”, já diziam os romanos, por isso, a humildade é também um sinal de realismo, de inteligência e de verdade.


Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário
in Diário do Alentejo, 03 de Agosto de 2018