domingo, 25 de novembro de 2018

A força da verdade


Agência Ecclesia

Concílio Vaticano II, na Declaração sobre a Liberdade Religiosa, "Dignitatis Humanae", proclama que a verdade não se impõe, a não ser pela sua própria força (Cf. n.01).

Esta afirmação reflete a convicção da Igreja de que ninguém está acima da verdade, que todos a devemos procurar e a ela aderir, pois, como diz o apóstolo e evangelista S. João: " a verdade liberta. Só nela, com efeito, é possível construir solidamente, não devendo, pois, ser mascarada, adocicada e, muito menos, escondida. Isto serve para todos, Igreja incluída.

A adesão à verdade desafia a Igreja permanentemente a renovar-se, pelo regresso às fontes, ao evangelho de Jesus, que veio "para servir e não para ser servido", e para salvar cada homem real, concreto, histórico (João Paulo II, Encíclica Redemptor Hominis).


Longe vão, pois, os tempos do provérbio: "Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, mas não faças o que ele faz". Hoje, graças a Deus, temos uma Igreja mais próxima, acolhedora, "em saída", ao encontro das "periferias", qual "tenda de campanha" no meio do sofrimento humano, que condena o pecado mas é misericordiosa com o pecador, propondo a utopia de caminhos novos para todos quantos aspirem a uma vida melhor, que é possível e que Deus quer.

Como cristão, apoio sem reservas o papa Francisco neste seu esforço, por uma Igreja mais simples, transparente, despretensiosa. Ele o exemplo: não fala de pobreza, mas vive-a; reside na Casa de Santa Marta e não nos palácios apostólicos; veste e calça com simplicidade; desloca-se em viaturas comuns; protagoniza gestos, às vezes desconcertantes para um papa, mas profundamente humanos, etc..

Uma Igreja que não encarne nas realidades deste mundo, que não ame esta humanidade, que não faça suas as justas aspirações dos homens e mulheres do nosso tempo, é uma Igreja condenada a tomar-se seita, fechada sobre si própria, qual peça de museu, carcomida, cheia de e teias de aranha, condenada a desaparecer.


Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário
in Diário do Alentejo, 23 de Novembro de 2018