domingo, 10 de março de 2019

Assumir os erros, mudar de rumo


esde muito que nutro pelo papa João XXIII uma imensa simpatia e uma indisfarçável admiração. Apesar de o terem considerado papa de transição, veio a tornar-se, de facto, verdadeiramente providencial. A sua visão profética e arrebatadora, e a sua audácia, permitiram-lhe conduzir a Igreja por um caminho de Aggiornamento chamado Concílio Vaticano II.

Na sua intuição, ação e documentos, palpita um amor abrasador pela Igreja e pelo mundo, que o fez justamente merecer o título de "Bom papa João". Sem me alargar muito sobre esta insigne figura, gostava de lembrar uma frase sua, oportuna para estes tempos de turbulência eclesial: "Esta Igreja Santa, de pecadores".

Com efeito, se a Igreja fosse mera instituição humana, decerto teria desaparecido, tais as perseguições, as crises, os pecados, que caracterizam a sua milenar história. Contudo, ela é de origem divina, e, por isso, tem a certeza de que Deus a não abandonará e abrirá sempre caminhos novos de conversão e renovação. Acredito, pois, que a provação destes tempos, fruto dos erros dos homens, será ocasião, se houver coragem de os enfrentar com firmeza e verdade, e ousadia de os corrigir e mudar de rumo, para uma renovação dos corações e das estruturas.

A Igreja não deve ser espaço para vidas duplas, onde a luz do Evangelho não encontra espaço para penetrar. Não pode ser refúgio de carreiristas e funcionários, a quem falta humanidade, alma, realismo, e que, tantas vezes, refugiando-se na frieza das leis, pretendem impor fardos pesados aos outros, quando eles, como diz Jesus no Evangelho, referindo-se aos fariseus, nem com um dedo os procuram levantar.

Na Igreja deve haver lugar para todos, mas é fundamental que no vocabulário e na vida de cada cristão, a conversão não seja palavra vã, mero estribilho, inócuo, e repetitivo, sem consequências existenciais. Como diz S. João: "Quem diz que ama a Deus que não e não ama o seu irmão que é mentiroso".


Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário
in Diário do Alentejo, 08 de Março de 2019