quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Bispo de Beja visitou a freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra


O Bispo da Diocese de Beja, realizou entre os dias 26 a 29 de Janeiro, uma visita às paróquias de Grândola e Santa Margarida da Serra.

No âmbito da Visita Pastoral, sua Excelência Reverendíssima Bispo de Beja D. João Marcos realizou uma visita à sede da Junta de Freguesia de Grândola, no passado dia 26 de Janeiro, que contou com a presença do Padre Miguel de Barrancos e do Sr. Padre Manuel António do Rosário. Recebeu a comitiva a Presidente da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, Fátima Luzia restante executivo e Presidente da Assembleia de Freguesia, Maria João Quaresma. D. João Marcos visitou ainda a Ludoteca, a Ermida da Penha, a Junta de Santa Margarida da Serra, a Igreja de Santa Margarida da Serra e o Centro de Dia de Santa Margarida da Serra. No último dia de visita D. João Marcos marcou presença na localidade de Água Derramada.

in Ecos de Grândola, nº 298, 10 de Fevereiro de 2017


Vê-se Melhor a Partir da Periferia


Não sei se esta expressão é familiar aos nossos leitores, mas, para aqueles que não a conhecem, direi apenas, que ela faz parte do vocabulário e da prática do Papa Francisco.

No dia da sua eleição, ele afirmou que os Cardeais tinham escolhido "um Papa vindo do fim do Mundo". Deste modo, introduziu um olhar novo, vivo e refrescado, sobre a forma de olhar o Mundo e a própria Igreja, de encarar e resolver os problemas, convidando-nos a centrarmo-nos naquilo que é essencial, e o essencial são as pessoas, independentemente da sua língua, raça, sexo, cor da pele ou religião. E assim, surpresa atrás surpresa, o Papa foi traçando as linhas de uma nova forma de exercer a sua missão d Pastor e sucessor de Pedro.

A sua visão de muitas realidades é diferente, não é do Centro, mas do Sul e do Sul profundo, extremo, com toda a sua riqueza, esperança e incomodidade. Como ele dizia há dias, a sua preocupação é, sobretudo, dar corpo ao Evangelho, para que Ele não seja letra morta, nem uma mera peça de museu, mas uma doutrina, uma pessoa viva, Jesus, que também procurou, sem fugir ao "centro'', actuar a partir das periferias, e, por isso, iniciou o seu ministério na Galileia e não em Jerusalém.

Sem fugir às suas responsabilidades no Vaticano, convidou­-nos a acompanhá-lo até Lampedusa, para nos apercebermos do drama dos refugiados; até Lesbos, para nos fazer perceber que não podemos ficar indiferentes e é preciso agir; até Bangui, na República Centro Africana, onde abriu a Porta Santa, antes de o fazer em Roma; optou por celebrar o Lava-pés em prisões; por dispensar muitas das apertadas medidas de segurança a que é sujeito; por actuar sempre movido por uma grande liberdade e por um desejo enorme de nos "abanar" da sonolência, indiferença e passividade em que tantas vezes deambulamos. São tantos os seus gestos...

Nesta sua atitude o Papa lança-nos a todos nós o desafio do compromisso e do envolvimento, nas grandes causas deste Mundo, que devem ser as causas dos cristãos e de todos aqueles que procuram reger a sua vida pelo amor e serviço ao próximo, e não se mantêm subservientes aos poderes deste mundo, tantas vezes ocultos, desumanos, egoístas e materialistas nos seus interesses e estratégias.

O Papa desafia-nos com a sua postura evangélica e simples a descer das nossas seguranças e certezas, tantas vezes frágeis e duvidosas, para nos tentarmos colocar no lugar "do outro", para que ele deixe de ser cada vez mais alguém distante, indiferente, e se torne um próximo, um irmão e possamos, então, falar de "nós". E assim, para muita gente, renasceu a esperança de que é possível um Mundo diferente, melhor, mais justo.

O "efeito Francisco", como alguns já lhe chamam, é eficaz por ser autêntico, espontâneo, por não trazer consigo o peso da visão europeia da Igreja, coisa que alguns têm dificuldade em aceitar, até porque a Europa representa apenas uma pequena percentagem dos Católicos no Mundo, neste momento. Com esta sua prática o Papa está a ajudar a Igreja a redescobrir com realismo a sua própria essência, cada vez mais universal, rica e plural nas suas expressões.

Espero que a Igreja, nos seus responsáveis, tenha a capacidade de se deixar envolver e comprometer, efectivamente, nesta renovada forma de viver e testemunhar o Evangelho, num Mundo que já não volta atrás e que está em constante transformação.

in Ecos de Grândola, nº 298, 10 de Fevereiro de 2017



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Natal e a Esperança que Renasce


O Natal é uma época do ano que não deixa ninguém indiferente, mesmo que o seu sentido cristão, para muitos, se tenha perdido, desvanecido, ou nunca se tenha revelado, por razões diversas, às vezes, à margem da vontade pessoal. Basta lembrar, por exemplo, quem vive em países onde não existe liberdade, nem liberdade religiosa, e são tantos actualmente.

Mesmo nestes ambientes, sobretudo em países onde ser cristão é ser candidato à prisão e mesmo ao martírio, há, contudo, sinais na sociedade de que este é um tempo diferente e, os cristãos, mesmo apesar das dificuldades, teimam em não abdicar de celebrar o nascimento de Jesus. Talvez os nossos leitores não saibam, mas os cristãos somos hoje o grupo religioso mais perseguido em todo o Mundo: largas dezenas de milhões de pessoas, duzentos milhões, segundo outros dados. Neste ano de 2016 foram mortos 90.000 cristãos, vítimas de discriminação e perseguição religiosa.

Para quem é cristão, porém, uma missão ingente que não devemos descurar, é, por isso mesmo a revelação do verdadeiro sentido do Natal: a humanidade de Deus, manifestada no Menino nascido em Belém, que nos veio reconciliar com Deus Pai e uns com os outros, fazendo-nos descobrir que somos uma única Família Humana, que habita numa Casa Comum, este nosso planeta azul.

A fé cristã e o Natal dizem-­nos que somos irmãos. Ora, se somos irmãos, somos também responsáveis uns pelos outros e por fazer deste Mundo um local melhor, mais justo, mais humano e fraterno, onde a guerra não seja protagonista, onde as doenças sejam combatidas e vencidas, e onde os sentimentos mais negativos não se sobreponham, antes sejam suplantados e vencidos pela força do amor e do perdão. Ao dizer isto tenho consciência de que há muito mal no Mundo, mas, ser cristão é não baixar os braços, nem colocar-se na posição cómoda de se limitar a constatar o que está mal, sem se comprometer, nem se envolver na transformação dessas mesmas realidades. Esse é, aliás, um dos sentidos do Natal: Deus envolve-se, humaniza-se, corre o risco de se comprometer connosco, pelo que, não podemos ficar indiferentes a este facto, nem ficar-nos pela retórica, pouco evangélica, de que o Mundo é mau e que está tudo perdido, não valendo a pena fazer nada. Natal, pelo contrário, é esperança, é desafio e compromisso de mudar o Mundo e de o tornar como Deus quer e Jesus veio indicar-nos os caminhos que devemos trilhar, se aceitar­ mos o seu desafio.

Outra das riquezas do Natal é a simplicidade e, a humildade. Jesus, o Filho de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade, assume a condição humana na pobreza de Belém, para nos revelar o amor infinitamente misericordioso de Deus para com toda a Humanidade e partilhar connosco a sua vida, para que a nossa vida ganhe todo o seu sentido.

Viver o espírito do Natal é centrarmo-nos, pois, no essencial, e o essencial não são as coisas, as prendas, o dinheiro. O essencial somos nós, a quem Jesus convida a abrirmos o coração e a fazermos dele uma casa acolhedora onde habitem os verdadeiros sentimentos que caracterizam o Natal e que são a promessa de que o Mundo melhor é possível e depende de nós, de todos e cada um de nós.

É preciso acreditar que o Mundo e nós podemos ser diferentes e melhores se também semearmos estes valores, sobretudo, nas novas gerações, para que a boa semente possa dar fruto, no presente e no futuro. Não esperemos colher onde não for semeado, pelo que, importa ser perseverante na sementeira dos verdadeiros valores e virtudes que podem ajudar a humanizar as nossas sociedades e a fortalecer os laços entre as pessoas, os povos, as religiões. O Natal traz ao de cima o que de melhor existe no coração humano.

Um santo Tempo de Natal e um abençoado Ano de 2017.

in Ecos de Grândola, nº 297, 13 de Janeiro de 2017



segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Visita Pastoral de D. João Marcos

De 26 a 29 de Janeiro, D. João Marcos, Bispo da Diocese de Beja, vai realizar a sua Visita Pastoral às paróquias de Grândola, Santa Margarida de Serra e Azinheira dos Barros - Lousal.

A Visita Pastoral tem o seguinte programa:

Programa da Visita Pastoral
26 de Janeiro (quinta-feira)
09:45 horas: Participação no Programa "Tempo de Esperança" no Rádio Clube de Grândola
10:00 horas: Visita ao Agrupamento de Escolas de Grândola. Visita à Escola Profissional
11:30 horas: Eucaristia na Santa Casa da Misericórdia de Grândola
12:30 horas: Visita à Santa Casa da Misericórdia de Grândola
13:00 horas: Almoço na Santa Casa da Misericórdia de Grândola
15:00 horas: Visita à Câmara Municipal de Grândola
16:00 horas: Visita à Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra
16:30 horas: Visita aos Bombeiros Mistos de Grândola
17:30 horas: Visita à Guarda Nacional Republicana
21:00 horas: Encontro com os Serviços e Movimentos no Salão Paroquial
27 de Janeiro (sexta-feira)
09:00 horas: Visita à Creche e Jardim de Infância de Grândola
09:45 horas: Visita à Creche "Era uma Vez"
10:30 horas: Visita à Escola Básica nº 1
11:30 horas: Visita à CERCI
14:30 horas: Visita à Capela da Penha
15:00 horas: Visita a Santa Margarida de Serra:
  • Igreja Matriz
  • Delegação da Junta de Freguesia
  • Centro de Dia
17:00 horas: Visita à Capela do Viso
17:30 horas: Visita à Junta de Freguesia e Casa do Povo de Azinheira dos Barros
18:30 horas: Missa na Igreja de Azinheira dos Barros. Participação do Grupo Coral "Cantares da Aldeia" de Azinheira dos Barros. Encontro com a comunidade
20:00 horas: Chegada ao Lousal
  • Visita ao Centro de Ciência Viva
  • Visita à Igreja de São Jorge
  • Visita ao Centro Comunitário
22:30 horas: Visita à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense
28 de Janeiro (sábado)
10:00 horas: Visita aos grupos de Catequese
11:00 horas: Visita à Unidade de Cuidados Continuados
14:30 horas: Visita ao Agrupamento 670 do Corpo Nacional de Escutas
15:30 horas: Encontro/Diálogo do Bispo com a população na Biblioteca Municipal
18:00 horas: Eucaristia Vespertina
21:00 horas: Momento de Oração e Louvor na Igreja Matriz de Grândola
29 de Janeiro (Domingo)
11:30 horas: Missa dos Jovens e das Crianças: Ofertório Solene para o Senhor Bispo e Casa Episcopal
13:00 horas: Almoço partilhado no Salão Paroquial
15:30 horas: Chegada a Água Derramada
16:00 horas: Eucaristia de Encerramento da Visita Pastoral.
  • Convívio com a comunidade
  • Final da Visita Pastoral



segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Visita Pastoral à Paróquia de Azinheira dos Barros

Aos fiéis cristãos e a todos os que habitam na Paróquia
de Azinheira dos Barros - Lousal, Arciprestado de Santiago do Cacém

A graça e a paz de Cristo Nosso Senhor estejam com todos vós!

Queridos irmãos e irmãs:

Saúdo-vos cordialmente no início deste novo ano em que o Senhor nos vai oferecer, a vós e a mim, a graça de uma Visita Pastoral.

A Visita Pastoral é um ponto alto na vida de cada comunidade cristã. Mais que uma visita do novo bispo, é o próprio Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor que vos visita, cheio de amor. Sim, Ele quer encontrar-se convosco para reavivar a vossa fé e relançar a vossa esperança de filhos de Deus, e para que, como membros da Igreja, cultiveis aquela caridade que fará de vós presença do Seu amor no meio do mundo, caridade que sendo fruto, é também semente da vida cristã. Ele vem ao vosso encontro e convida-vos a ir ter com Ele todos vós que andais sobrecarregados, todos vós para quem a vida é um fardo insuportável, para encontrardes n’Ele descanso para as vossas almas (Cf.Mt.11,28s). Ele aproxima-Se humildemente da vossa porta pedindo que O deixeis entrar: se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo! (Cf. Ap.3,20).

Nesta paróquia de Azinheira dos Barros - Lousal, a Visita Pastoral será no dia 27 do mês de Janeiro.

Não desperdiceis, queridos irmãos, esta graça que marcará o ano de 2017 na vossa paróquia. Convido-vos a prepará-la bem, sobretudo com oração mais intensa, para que possa produzir fruto abundante em vossas vidas e comunidades cristãs.

Espero com entusiasmo esses momentos em que nos conheceremos mais de perto, em que o Senhor, pelo Seu Espírito, Se manifestará no meio de nós e em que nos alegraremos juntos celebrando os Seus louvores e convivendo como irmãos e amigos. Tenho-vos muito presentes na minha oração e no meu coração. Rezai pelos vossos pastores, rezai também por mim. O Senhor vos abençoe!
Beja,1 de Janeiro de 2017

+ J. Marcos
Bispo de Beja



Visita Pastoral à Paróquia de Santa Margarida da Serra

Aos fiéis cristãos e a todos os que habitam na Paróquia
de Santa Margarida da Serra, Arciprestado de Santiago do Cacém

A graça e a paz de Cristo Nosso Senhor estejam com todos vós!

Queridos irmãos e irmãs:

Saúdo-vos cordialmente no início deste novo ano em que o Senhor nos vai oferecer, a vós e a mim, a graça de uma Visita Pastoral.

A Visita Pastoral é um ponto alto na vida de cada comunidade cristã. Mais que uma visita do novo bispo, é o próprio Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor que vos visita, cheio de amor. Sim, Ele quer encontrar-se convosco para reavivar a vossa fé e relançar a vossa esperança de filhos de Deus, e para que, como membros da Igreja, cultiveis aquela caridade que fará de vós presença do Seu amor no meio do mundo, caridade que sendo fruto, é também semente da vida cristã. Ele vem ao vosso encontro e convida-vos a ir ter com Ele todos vós que andais sobrecarregados, todos vós para quem a vida é um fardo insuportável, para encontrardes n’Ele descanso para as vossas almas (Cf.Mt.11,28s). Ele aproxima-Se humildemente da vossa porta pedindo que O deixeis entrar: se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo! (Cf. Ap.3,20).

Nesta paróquia de Santa Margarida da Serra, a Visita Pastoral será nos dias 27 do mês de Janeiro.

Não desperdiceis, queridos irmãos, esta graça que marcará o ano de 2017 na vossa paróquia. Convido-vos a prepará-la bem, sobretudo com oração mais intensa, para que possa produzir fruto abundante em vossas vidas e comunidades cristãs.

Espero com entusiasmo esses momentos em que nos conheceremos mais de perto, em que o Senhor, pelo Seu Espírito, Se manifestará no meio de nós e em que nos alegraremos juntos celebrando os Seus louvores e convivendo como irmãos e amigos. Tenho-vos muito presentes na minha oração e no meu coração. Rezai pelos vossos pastores, rezai também por mim. O Senhor vos abençoe!

Beja,1 de Janeiro de 2017

+ J. Marcos
Bispo de Beja






Visita Pastoral à Paróquia de Grândola

Aos fiéis cristãos e a todos os que habitam na Paróquia
de Nossa Senhora da Assunção, Grândola, Arciprestado de Santiago do Cacém

A graça e a paz de Cristo Nosso Senhor estejam com todos vós!

Queridos irmãos e irmãs:

Saúdo-vos cordialmente no início deste novo ano em que o Senhor nos vai oferecer, a vós e a mim, a graça de uma Visita Pastoral.

A Visita Pastoral é um ponto alto na vida de cada comunidade cristã. Mais que uma visita do novo bispo, é o próprio Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor que vos visita, cheio de amor. Sim, Ele quer encontrar-se convosco para reavivar a vossa fé e relançar a vossa esperança de filhos de Deus, e para que, como membros da Igreja, cultiveis aquela caridade que fará de vós presença do Seu amor no meio do mundo, caridade que sendo fruto, é também semente da vida cristã. Ele vem ao vosso encontro e convida-vos a ir ter com Ele todos vós que andais sobrecarregados, todos vós para quem a vida é um fardo insuportável, para encontrardes n’Ele descanso para as vossas almas (Cf.Mt.11,28s). Ele aproxima-Se humildemente da vossa porta pedindo que O deixeis entrar: se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo! (Cf. Ap.3,20).

Nesta paróquia de Grândola, a Visita Pastoral será nos dias 26 a 29 do mês de Janeiro.

Não desperdiceis, queridos irmãos, esta graça que marcará o ano de 2017 na vossa paróquia. Convido-vos a prepará-la bem, sobretudo com oração mais intensa, para que possa produzir fruto abundante em vossas vidas e comunidades cristãs.

Espero com entusiasmo esses momentos em que nos conheceremos mais de perto, em que o Senhor, pelo Seu Espírito, Se manifestará no meio de nós e em que nos alegraremos juntos celebrando os Seus louvores e convivendo como irmãos e amigos. Tenho-vos muito presentes na minha oração e no meu coração. Rezai pelos vossos pastores, rezai também por mim. O Senhor vos abençoe!

Beja,1 de Janeiro de 2017

+ J. Marcos
Bispo de Beja