sábado, 13 de outubro de 2012

Voltar a Acreditar – Nova Evangelização

Monsenhor Xavier Morlans é um sacerdote diocesano de Barcelona que leva já muitos anos afinando um método de evangelização e acolhimento para pessoas afastadas da fé: "Tornar a Creure" ("Voltar a Crer"). Provou-o nas suas paróquias barcelonesas e logo o adaptou a encontros em casas, à evangelização em Solsona, que é uma diocese rural, e a formar líderes laicos e sacerdotes evangelizadores na diocese de Sant Feliu, adjacente à de Barcelona.

Religión en Libertad consultou-o, como assessor do Conselho Pontifício de Laicos, acerca das intuições que cabe esperar do Sínodo sobre a Nova Evangelização que se celebra em Roma este mês.

Deus o fez primeiro
Antes de falar de metodologia há que falar de pedagogia e de pedagogia divina: a revelação do Deus cristão para poder ser a transmissão de uns conteúdos doutrinais foi primeiro um acto de aproximação quente de Deus à humanidade na pessoa do seu Filho feito homem que quis conviver com os humanos como amigos (Juan 1, 14; Dei Verbum 2)", recorda monsenhor Morlans.

"A transmissão desta mesma revelação ao longo da história e a cargo da Igreja deve ser também gradualmente uma aproximação quente e credível às pessoas, uma proposta do anúncio de Cristo Ressuscitado e, se se gera a fé em primeiro lugar, a iniciação na doutrina, a liturgia e a moral cristã. Todo o método que se inspire nesta sequência matriz é válido e necessário", assinala.

Saber acolher com eficácia
Mas quando um afastado da fé se aproxima da Igreja nas paróquias espanholas, encontra comunidades preparadas para acolher afastados? "Estamos ante um grande desafio", admite Morlans. "Necessitamos todos redobrar os esforços para que qualquer pessoa afastada que se acerque das nossas comunidades cristãs receba um quente acolhimento e, se assim o desejar, na oferta adequada à sua situação, quer dizer, um itinerário de renovação da fé ou, dito mais tecnicamente, de reiniciação cristã de adultos".

Paróquias e movimentos, em equipa
Para este sacerdote "as paróquias – através do arciprestado ou unidade básica pastoral – e os movimentos – clássicos e novos, através da sua capilaridade na vida social - devem oferecer junto a um primeiro anúncio de Jesus Cristo permanente, esses itinerários de reiniciação cristã de adultos".

"O laico comum é o protagonista principal da nova evangelização pois é quem está no meio do mundo e quem com o seu testemunho de vida e a sua palavra leva o anúncio de Jesus Cristo ressuscitado ao coração de muitas pessoas que logo se aproximaram das paróquias e movimentos para prosseguir a sua iniciação cristã".

Por isso, conclui Morlans, "espero que este Sínodo marque directrizes sobre a importância do primeiro anúncio e dos itinerários de (re-)iniciação cristã de adultos.