quinta-feira, 11 de julho de 2013

Agradecimento


A minha primeira palavra tem de ser de agradecimento a Deus por tudo o que Ele me tem concedido. Como mourense, não poderia, naturalmente, deixar de agradecer também a Maria, a nossa Mãe Santíssima.

Quero também agradecer ao Sr. D. António Vitalino, que me crismou, me ordenou Diácono e hoje Sacerdote. Obrigado D. António por estar ao meu lado e pela confiança que tem depositado em mim, bem-haja.

Ao Padre Manuel António, o meu muito obrigado, o meu agradecimento mais profundo, pela sua presença sempre amiga e por todos os esforços que tem realizado por minha causa. Ao Padre Manuel António devo muito do que sou, a ele agradeço o apoio incondicional que me tem prestado, primeiro no Seminário e desde há dois anos em Grândola. Tenho usufruído da graça destes 25 anos do seu Sacerdócio, com ele tenho descoberto que tudo posso n'Aquele que me fortalece. Ele tem sido um Pastor à imagem do Bom Pastor. Bem-haja e que Deus o recompense pelo bem que realiza!

Para o Padre Virgínio Tribanas, o meu bem-haja pelo seu exemplo de Amor e oração. Também quero agradecer todo o apoio que me foi concedido pelo Padre Joaquim Valente e pelo Padre José Roque, que me acompanharam espiritualmente no Seminário de Beja.

Ao Seminário de Beja o meu agradecimento por me ter acolhido e ajudado a crescer rumo ao sacerdócio. Este agradecimento é também extensivo ao Seminário de Faro e ao Seminário Maior de Évora por todo o apoio prestado.

Agradeço de uma forma especial aos meus pais o apoio que me têm dado, caminhando ao meu lado. A eles devo a minha vida, e foi deles que recebi valores e princípios que têm orientado a minha vida nos caminhos do bem. Agradeço também à minha irmã a quem amo muito.

Uma palavra também especial e justamente devida para algumas pessoas que marcaram a minha vida. Peço, no entanto, desculpa desde já, àquelas que não nomear, pois o tempo não dá para tudo. A todos quero, porém, dizer que estais no meu coração e na minha oração.

Saúdo e agradeço à minha Professora da Escola Primária, D. Antónia Matias, que me ajudou e viu crescer, e depositou em mim a semente da fé. Nela agradeço à Comunidade Cristã de Moura e aos seus Párocos, e neste momento particular ao Pe. Egídio Ferreira, agradecimento que quero estender a todas as pessoas da Renovação Carismática. Um Bem-haja também à minha amiga Olívia, pela sua amizade e por ser para mim uma grande mulher de Deus. Um agradecimento também ao Comendador Rui Nabeiro que, contribuiu vários anos para a minha formação, pagando ao Seminário, bem como assumindo as propinas no Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE). Para ele todas as bênçãos de Deus.

Um obrigado ainda às Congregações que estiveram presentes na minha vida. Quero realçar as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, e permitam-me recordar a Irmã Conceição Mesquita. Quero também lembrar as Irmãs da Divina Providência e da Sagrada Família, e lembrar de uma forma especial a Irmã Emília, que me acompanhou ao longo de todo o percurso no Seminário.

Dirijo-me agora aos Docentes do ISTE e àqueles que foram meus Professores na Universidade Católica. A todos agradeço o empenho e o amor que depositam nesta grande missão, que é a de formar futuros sacerdotes e leigos interessados em aprofundar a sua fé. Da minha parte, o meu muito obrigado por tudo o que me transmitiram.

Um obrigado particular à Comunidade de Grândola que me acolheu nestes quase dois anos de estágio, por mim rezou e se tem multiplicado em gestos de amor, proximidade e de fraternidade. Foi também nesta comunidade que descobri o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, que tem sido para mim uma autêntica escola de cristianismo.

Em Grândola quero dirigir ainda uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal e à sua Presidente aqui presente, por todo o apoio e incentivo no meu caminho. Bem-haja Senhora Presidente. Peço-lhe que transmita a todos aqueles que trabalham no Município a minha gratidão.

Um agradecimento também à Santa Casa da Misericórdia, ao seu Provedor aqui presente, à Mesa, aos Técnicos e Funcionários.Muito obrigado pelo acolhimento caloroso que sempre me têm proporcionado. Saúdo também a Senhora Directora do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz e a Senhora Directora do Estabelecimento Prisional de Beja e todo o pessoal que aí trabalha. Bem-haja a todos pelo belo trabalho que realizais.

Um agradecimento também aos muitos amigos aqui presentes de Grândola, de Moura, de Pias, de Serpa, de Beja, Cabeça Gorda, Salvada, Baleizão, Neves, Vila Nova de S. Bento, Vila Verde de Ficalho, Lisboa, Meadela, ..., e tantas comunidades a que me sinto ligado. Tenho-vos a todos no coração e na oração.

Para terminar, digo-vos a todos à maneira cursilhista: "Cristo conta connosco! Vivamos como Missionários; pautemos a nossa vida pela Verdade, pois, só ela nos liberta. Contemos com a graça de Deus! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Padre José Manuel Valente Bravo,
Sé de Beja, 7 de Julho de 2013