quinta-feira, 11 de julho de 2013

Um novo sacerdote para a Diocese de Beja



Domingo, 7 de Julho foi para a nossa Diocese e, particularmente, para as comunidades cristãs de Moura e de Grândola, dia lindo de se ver, festivo e memorável pelos acontecimentos assinalados na catedral pacense a saber: a consagração de José Manuel Valente Bravo, à Igreja de Cristo, no Sacerdócio católico, e a celebração de acção de graças pelos 25 anos de bom e efectivo serviço no presbitério diocesano do Padre Manuel António Guerreiro do Rosário.

Numa tarde de calor intenso, a igreja catedral encheu-se de cristãos e amigos para refrescarem a sua fé, acompanharem carinhosamente estes dois sacerdotes e lhes prestarem caloroso preito de louvor e homenagem, pelo seu testemunho de vida e de perseverança na resposta ao chamamento de Cristo: "Tu, vem e segue-Me".

O cerimonial de ordenação presbiteral decorreu de acordo com o ritual romano: apresentação do candidato ao Bispo da Diocese, D. António Vitalino, interrogatório sobre as suas disposições e os seus compromissos sacerdotais, ladainha dos santos, imposição das mãos do Bispo e Presbíteros (rito essencial), oração consacratória revestimento das vestes sacerdotais, unção das mãos, entrega do pão e do vinho, ósculo da paz e saudação a todos os sacerdotes. Seguiu-se a Eucaristia, com o Padre José Bravo já a concelebrar com mais 40 sacerdotes das Dioceses de Beja, Évora, Algarve e Lisboa. Presentes, também, 6 diáconos permanentes e muitos seminaristas.

O Senhor Bispo, na homilia, depois de felicitar o neo-presbítero e as comunidades de Moura e Grândola ali presentes em grande número, lembrou, a partir do Evangelho do dia, a missão do sacerdote no mundo contemporâneo: ir a todos os lugares anunciar a Boa Nova da Salvação que Jesus Cristo nos trouxe, proclamar e fazer a paz, sem outras seguranças senão a da fé, da pobreza, da simplicidade e do amor a Deus e ao próximo.

Apelou ainda o Senhor Bispo ao empenhamento sério dos leigos nas tarefas do apostolado cristão, sabendo, como refere também o Evangelho, que a "seara é grande e os operários são poucos". Referiu finalmente alguns dados estatísticos sobre a situação da Diocese de Beja, onde "há apenas 6% de Católicos praticantes, 60 sacerdotes e 7 diáconos permanentes, sublinhando ser esta situação motivo não de desânimo, mas uma forte interpelação a que todos trabalhemos mais e melhor pelo Reino de Deus.

No fim da celebração, os padres Manuel António e José Bravo dirigiram aos fiéis palavras repassadas de emoção para expressarem os sentimentos que lhes iam na alma, naquele momento, mormente o seu louvor a Deus pelas maravilhas neles operadas, e a sua sentida gratidão a quantos se cruzaram nos seus caminhos e os ajudarem a chegar ao Sacerdócio e a vivê-lo, até aqui, com alegria e dedicação total no serviço de Deus e dos irmãos.

Como nota de reportagem, refira-se ainda a beleza de toda a cerimónia litúrgica na Sé, com a colaboração musical do Padre António Cartageno, ao órgão, o jovem Francisco Molho, de Moura, na regência do coro e o Padre Paulo Godinho a fazer as admonições introdutórias dos vários momentos da celebração. Como complemento da festa religiosa, na Sé, o neo-presbítero convidou todos os presentes para uma refeição fraterna, no Seminário, pretexto para mais um agradável e sadio convívio entre os cristãos da Diocese que participaram na Ordenação Sacerdotal e no jubileu do Padre Manuel António.

Alberto Batista