sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os mass media e o outro lado da notícia


ão serei porventura o único, mas gostaria que a comunicação social, genericamente falando, nos desse mais razões para encararmos o futuro com um outro olhar, com mais confiança e esperança.

Alguns dir-me-ão não ser essa a sua função. Mas também não sei se a sua missão se resume a dar-nos predominantemente notícias sobre o que de mal acontece em Portugal e no Mundo.

É verdade que há muitos motivos para nos entristecer e interpelar, mas não haverá outros para nos alegrar e encher o coração? Creio que sim. Estou até firmemente convencido de que o seu número superará aqueles; simplesmente, tantas vezes, não nos são comunicados. Até as notícias de outros países são, na generalidade, sobre guerras, acidentes, violência, fome, etc, como se mais nada de bom existisse. Faltam as outras notícias…e elas existem!

De quem é a culpa? Não sei. Apenas desejo que possa ser de forma diferente, para bem de todos nós. Temos o direito de o desejar e a comunicação social tem a capacidade de o realizar.

Depois de termos sido abençoados com boas notícias no Natal, onde eram visíveis os múltiplos gestos solidários e fraternos, apetece-me dizer: era bom que todos os dias fosse Natal. Acredito inclusivamente que a maior parte das acções conhecidas neste período são realizadas pelos mesmos actores ao longo do ano, embora sem o protagonismo e a notoriedade que este tempo lhes atribui. Façamos a experiência! Como cristão não posso também deixar de salientar esta nota positiva, que transversalmente percorre toda a comunicação social e as opiniões públicas dos mais díspares países: O papa Francisco. Não quero chover no molhado, correndo o risco de me repetir, mas gostaria de reconhecer que a sua palavra, os seus gestos e a sua pessoa são um autêntico refrigério, e uma interpelação permanente ao Mundo e aos ambientes às vezes cinzentos e tristonhos da Igreja.

Aprendamos com ele no novo ano de 2014. Vale a pena, pelo menos, tentar!

Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário
in Diário do Alentejo, nº 1654, 03 de Janeiro de 2014