sexta-feira, 10 de março de 2017

Visita Pastoral de D. João Marcos Bispo de Beja à Freguesia do Carvalhal



Nos dias 17 e 18 de fevereiro a Freguesia do Carvalhal e Vicariato Paroquial recebeu a visita do Sr. Bispo da Diocese de Beja D. João Marcos.

A visita iniciou-se dia 17 no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, onde visitou o Núcleo Escolar e Espaço Oficial, Ala 1 e 3.

Continuando com a celebração da Palavra, com os reclusos em regime comum.

A Eucaristia Presidida pelo Sr. Bispo teve lugar na Igreja exterior, com os reclusos de regime aberto e funcionários do E.P.P.C.

No Carvalhal foi recebido no Centro Escolar do Carvalhal, pelo Presidente da Freguesia, Pessoal Docente e não Docente, crianças e pais.

As crianças interpretaram dois cânticos de cariz religioso e ofereceram duas lembranças ao Sr. Bispo.

Seguiu-se a visita ao Centro Comunitário do Carvalhal, à Creche "Os Ursitos", visita às crianças da Instituição e também ás novas instalações da Creche.

No dia 18, pela manhã o Sr. Presidente da Freguesia acompanhou o Sr. Bispo numa visita guiada pela Freguesia.

O almoço deste dia foi no Centro Comunitário do Carvalhal, em convívio com os utentes, Direção e funcionários da Instituição.

Seguiu-se a visita à Sede da Juventude Desportiva do Carvalhal, Associação Recreativa Desportiva Cultural Lagoas e Praias, praias do Pego e Carvalhal.

Foi em clima de festa e oração que o D. João Marcos terminou a sua visita, com a celebração de Missa Vespertina no polivalente da Freguesia, onde participaram cerca de 75 pessoas.

Apesar de ainda não existir Igreja "edifício", estivemos à altura em termos de acolhimento humano, retribuindo toda a simpatia e simplicidade que nosso Bispo aqui demonstrou cativando-nos a todos.

in Ecos de Grândola, nº 299, 10 de Março de 2017