domingo, 27 de janeiro de 2019

Ano Novo, esperança renovada


despertar de um novo ano desafia-nos a uma dose reforçada de esperança e de positividade. Há muitas previsões, algumas catastróficas, mas não esqueçamos que tudo se pode rapidamente alterar, pois, a máquina tempo acelerou num ritmo alucinante. Importa, porém, estarmos atentos aos danos colaterais deste frenesim temporal e existencial, para não nos tornarmos "escravos do tempo", quando deveríamos ser "senhores do tempo".

Ficam alguns votos e esperanças:
  1. No meio da parafernália de prioridades, não nos esqueçamos do ser humano. Ele deve ser o centro e o verdadeiro progresso é aquele que está ao seu serviço, e defende a sua vida, dignidade e direitos.
  2. Prioridade aos mais pequenos, frágeis e marginalizados da nossa sociedade, não aos números ou às coisas, as quais "são para as pessoas e não o contrário" (Cristo).
  3. Face às desigualdades gritantes entre os vários mundos deste mundo, é imperioso aproximarmo-nos mais uns dos outros, não só virtualmente, mas realmente, procurando descobrir e erradicar as suas causas.
  4. Importa vivermos menos centrados em nós, nos nossos egoísmos e noutros ismos, que nos anestesiam em relação ao "outro", e nos levam a vê-lo não como irmão, mas como rival, ou, quiçá, inimigo que nos desinstala e ameaça.
  5. A paz deve ganhar mais raízes e dar mais frutos na relação entre os povos, as nações e os hemisférios, mas também entre as religiões, as famílias e, em especial, dentro do coração de cada um de nós. É lá que nascem os conflitos ou a paz.
  6. Há um binómio a proteger e a promover urgentemente: liberdade e verdade. Ambas são uma espécie de irmãs-gémeas.
  7. Por fim, que a comunicação social e as redes sociais sejam veículos de transmissão também do lado positivo da vida, não se limitando ao negativo, às fake news ou aos likes. É urgente mais informação e menos ideologia, para podermos exercer pessoalmente a capacidade de refletir e de discernir.
Coragem para esta tarefa global e transversal.


Pe. Manuel António Guerreiro do Rosário
in Diário do Alentejo, 25 de Janeiro de 2019