quarta-feira, 2 de maio de 2012

Beja: Ministra da Agricultura no Festival «Terras Sem Sombras»

Beja, 02 Mai 2012 (Ecclesia) – A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, estará em Grândola (Diocese de Beja), este domingo, no programa de preservação ambiental integrado no Festival «Terras Sem Sombra».

As vozes unem-se naquela localidade alentejana para a salvaguarda de “um bem colectivo do maior significado ambiental, económico e social, o sobreiro”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa começa às 10h30, na Herdade das Barradas da Serra, e é realizada em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o município grandolense, o WWF-World Wide Fund For Nature e duas ONG que promoveram a “pioneira classificação do sobreiro como símbolo nacional – as associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza”, lê-se.

Com o envolvimento da ministra da Agricultura e dos alunos da Eco-Escola das Ameiras de Grândola, artistas e comunidade local, “a colocação nos sobreiros de ninhos construídos com canudos de cortiça virgem, a verificação das caixas-ninho colocadas no ano passado pelos artistas do Terras Sem Sombra, a realização de uma tiragem de cortiça e outras actividades exploratórias da biodiversidade do montado (flora e fauna)” são algumas das acções agendadas.

No dia anterior e na mesma localidade, na igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, realiza-se o terceiro concerto da 8ª edição do Festival Terras Sem Sombras, promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja, pela voz do «Ensemble Odhecaton».

Paolo da Col irá convidar os ouvintes a viajar do «Instante ao Infinito», percorrendo as partituras dos compositores Arvo Pärt, Wolfang Rihm, Salvatore Sciarrino e Gesualdo da Venosa, “onde as dissonâncias, os cromatismos e as melodias tortuosas ilustrarão os tormentos da Paixão de Cristo”, revela o comunicado

LFS