quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Campanha: Adota um Azulejo

Em virtude de não haver disponíveis, em número suficiente, Azulejos para completar os 4 Painéis da nossa Igreja Matriz de Grândola, lançámos uma Campanha, para que cada pessoa, que o desejar, possa contribuir para a aquisição de 1 ou mais Azulejos, nos quais será inscrito, no verso, o nome de todos aqueles que contribuírem e que assim o desejem. Os Azulejos são feitos num Atelier especializado e este projecto permitirá à nossa Igreja voltar a ter uma unidade azulejar, que de momento, não tem.

Segue em anexo uma fotografia e uma descrição, feita pelo Técnico que tem acompanhado o Projecto: Dr. Fernando Duarte.

Reorganização do revestimento azulejar da nave da Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Matriz de Grândola – Substituição de réplicas.

Introdução

Na sequência das intervenções de conservação e restauro realizadas sobre o património integrado e móvel, que constitui o acervo histórico-artístico da Igreja Matriz de Grândola, pretende-se se proceder à reorganização de parte do revestimento azulejar da nave da Igreja.

Verificam-se quatro entrepanos, dois do lado do Evangelho, entre o vão da antiga Capela Baptismal e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, e desta e o altar Senhor Jesus do Bom Despacho; e os outros dois, na parede oposta, do lado da Epístola, entre a Capela de S. Miguel e a Capela de Santo António, e desta e o altar de Nossa Senhora do Carmo, que apresentam os revestimentos azulejares constituídos por azulejos industriais recentes, com pouca qualidade técnica e pictórica, que contrastam e se desarticulam com os do restante revestimento padronal do séc. XVII, nos restantes paramentos da nave.

Foi solicitado às várias Direcções Regionais de Cultura a eventual cedência de azulejos que permitissem repor a originalidade do conjunto, com peças similares existentes em depósito. Sucede que não foi possível realizar este trabalho, devido à inexistência de azulejos com os motivos pretendidos. Deste modo, pretende-se proceder à substituição destes quatro panos, pela remoção integral dos azulejos existentes, sendo substituídos por réplicas de boa qualidade, que sigam as técnicas de manufactura tradicional, quer quanto à forma, vidrado e pintura, permitindo integral e uniformizar estas áreas na globalidade do revestimento da nave.

O revestimento azulejar é constituído pela articulação de um padrão polícromo de 2x2-1, com uma variante do motivo da camélia, circunscrito pela conjugação de um friso branco e por uma barra dupla policroma, com motivos de encadeados, como se verifica através da imagem anexa.>


Para a reorganização destes quatro panos, será necessário proceder à manufacturas de aproximadamente 425 unidades, das quais 110, correspondem a azulejos de padrão; 260, a azulejos de barra e 55, a azulejos brancos.

O preço dos Azulejos é:

* Azulejos pequenos – 5 Euros

* Azulejos maiores – 10 Euros

Fábrica da Igreja paroquial da Freguesia de Grândola

NIB – 0035 0357 00009884 530 95

IBAN – PT50 0035 0357 00009884 530 95

Quem desejar recibo, para efeitos de IRS, deve enviar-nos os elementos: Nome completo, morada e nº de Contribuinte.