sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prémio internacional «Terras Sem Sombra» 2012 entregue pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro


Beja, 29 Jun 2012 (Ecclesia) – O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro vai entregar no próximo dia 7 de Julho o prémio internacional 'Terras Sem Sombra' 2012, promovido pelo  Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA).

O organismo católico instituiu a distinção em 2011, com o objectivo de “homenagear anualmente personalidades ou instituições que se tenham salientado nas três categorias que compõem o triângulo de acção do Festival 'Terras Sem Sombra' – a música, o património e a biodiversidade”.

Na cerimónia de entrega do prémio, marcada para as 18h30 no Auditório Municipal de Grândola, vão ser distinguidas a soprano grega Dimitra Theodossiou, na categoria de Música; a conservadora de museus e investigadora portuguesa Maria Helena Mendes Pinto, no âmbito do Património Cultural; e o biólogo espanhol Miguel Ángel Simón, que recebe o prémio da Salvaguarda da Biodiversidade. 

Segundo o director-geral do 'Terras sem Sombra', José António Falcão, “estes prémios distinguem a carreira de três grandes figuras da cultura e da ciência europeias, cuja acção teve uma influência muito significativa nas áreas que o festival tem vindo a promover ao longo dos seus quase dez anos de existência”.

"Pretendemos chamar a atenção para a importância da persistência e da qualificação técnica em serviços do maior relevo para a sociedade, no seu todo; o exemplo pode revelar-se, aqui, decisivo", acrescenta o director do DPHA, em declarações publicadas na página do festival na internet.

OC