quinta-feira, 26 de abril de 2012

Concerto do Festival Terras Sem Sombra em Grândola

No dia 05 de Maio de 2012, pelas 21:30 horas, a Igreja Matriz de Grândola será mais uma vez palco de um dos concertos do Festival Terras Sem Sombra:

Do Instante ao Infinito 
ARVO PÄRT, WOLFANG RIHM, SALVATORE SCIARRINO  
Direcção musical Paolo da Col 
Ensemble Odechaton


 

O Ensemble Odechaton interpretará "uma página importante da música sacra polifónica italiana”, os Responsórios místicos de Gesualdo da Venosa, juntamente com composições contemporâneas, nomeadamente de Arvo Part e Salvatore Sciarrino.

Fundado em 1998, o ensemble Odhecaton tomou o nome de Harmonice Musices Odhecaton, o primeiro livro de música impresso (Ottaviano Petrucci, Veneza, 1501). Sob a direcção de Paolo da Col, realizou uma entrée fracassante no universo da polifonia do Renascimento, alcançando o reconhecimento da crítica, traduzido em alguns dos mais prestigiosos prémios discográficos, por ter iniciado uma nova atitude interpretativa no domínio da execução polifónica. O seu repertório começou por incidir, primordialmente, em obras de compositores italianos, flamengos, espanhóis e portugueses dos séculos XV e XVI. A partir de 2008, o grupo focou igualmente a atenção na música sacra de Palestrina, Gesualdo da Venosa e Claudio Monteverdi, além de autores contemporâneos como Sciarrino, Scelsi, Pärt e Rihm. Levou também aos palcos Amfiparnaso, de Orazio Vecchi, com o actor Enrico Bonavera, numa cenografia de Lele Luzzati.