domingo, 25 de novembro de 2012

Os 7 passos para a evangelização integral, segundo Xavier Morlans

Expostos no Congresso da Fé da Diocese de Albacete, insistindo no anúncio explícito de Cristo e nos itinerários de reiniciação na fé.

Actualizado 24 Novembro 2012

ReL

O bispo de Albacete, Ciriaco Benavente Mateos inaugurou em 23 de Novembro o Congresso da Fé “Creio, Senhor”. Nele falou monsenhor Xavier Morlans, professor de Teologia Fundamental da Faculdade de Teologia da Catalunha e consultor do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização.

Morlans insistiu em que “a primeira tarefa que temos neste Ano da Fé é evangelizar com o primeiro anúncio da comunidade cristã: o anúncio explícito de Jesus Cristo, que crucificado e ressuscitado, mediador da comunhão com Deus, te oferece a Salvação e a Vida em plenitude, para suscitar a abertura do coração a Ele, na pessoa que recebe o anúncio".

Morlans assinalou que o primeiro anúncio e a colocação em marcha de itinerários de reiniciação cristã são métodos para a nova evangelização. Também detalhou que “a cultura do relativismo a temos em casa, e nos está levando a abordar, em primeiro lugar, um necessário processo de auto-evangelização, porque os protagonistas da nova evangelização são os fiéis laicos acompanhados dos presbíteros”.

Os 7 elementos
Xavier Morlans explicou que são sete os elementos imprescindíveis para um processo de evangelização integral:

  1. a presença encarnada no mundo e testemunho de vida dos cristãos como algo fundamental;
  2. diálogo acolhedor com longínquos e afastados da fé, falando de Jesus com naturalidade junto com a manifestação das razões para crer;
  3. anúncio explícito de Jesus Cristo;
  4. processo da iniciação cristã que inclui a catequese sistemática e a (re)-introdução mistagógica à vida sacramental;
  5. entrada na comunidade ou renovação do sentido de pertença a ela;
  6. isso levará a formas de apostolado organizado;
  7. e como consequência de todo o anterior, a renovação da humanidade, comprometidos com os homens de boa vontade para que não cresça a maldade e a injustiça nas estruturas humanas.

O Congresso da Fé “Creio, Senhor” é organizado pela Delegação Diocesana de Apostolado Secular de Albacete e pode seguir-se em www.diocesisalbacete.org . 


in