domingo, 21 de julho de 2019

Festas em Honra de Nossa Senhora da Penha 2019 - devoção, emoção e forte adesão dos grandolenses



Decorreram entre os dias 04 e 31 de maio de 2019 as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Penha, em Grândola.

Num mês tradicionalmente dedicado às festas em honra da padroeira de Grândola, a edição de 2019 não desiludiu, tendo sido marcada pela forte adesão da comunidade em geral. A grande preocupação da organização (Paróquia) é, obviamente, em cada ano, favorecer os momentos de contacto entre a imagem de Nossa Senhora da Penha com a população da freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra. Para tal, a imagem é trazida desde a Ermida, na Serra da Penha, até à vila, em cortejo automóvel sendo esse momento que marca o início das. Nesse sentido, a Paróquia tem feito, na figura do Padre Manuel António Rosário, um enorme esforço para que a imagem possa visitar o maior número possível de bairros e aldeias da freguesia, onde é recebida com grande entusiasmo pela população local, havendo ainda, lugar, por vezes, a Eucaristia.

Além dos momentos de oração e de cortejo, estas Festas também incluem espetáculos musicais em todos os fins-de­-semana de Maio, e em que se privilegia as actuações de grupos/músicos locais – canto coral, cante alentejano, grupos de violas da Paróquia, folclore, música popular, etc. Uma nota para a noite de fados que trouxe novamente a Grândola dois grandes nomes do Fado, os músicos Custódio Castelo (Guitarra Portuguesa) e Carlos Leitão (Viola) e contou com diversos talentosos fadistas, num salão de festas (do Restaurante «A Chaminé») que esgotou completamente a lotação.

Caminhadas, corridas solidárias e os tradicionais pontos altos das Festas (a Procissão das Velas e a Procissão das Rosas ou, ainda, o regresso da imagem à Ermida - o «dia em que se sobe à Penha» - no último domingo de maio são excelentes exemplos dos diversos momentos previstos no Programa e que, à ajuda de muitas pessoas, foram possíveis. Finalmente, o encerramento das festas decorreu com o concerto com o consagrado tenor português, Carlos Guilherme, a soprano Hélia Castro e o músico Jaime Branco (Órgão e Harmónio), num concerto na Igreja Matriz de Grândola, com lotação esgotada.

Estas festas mobilizaram a participação de muito público local e visitante, movimentos da paróquia e associações diversas e contaram com o apoio de inúmeros paroquianos, particulares, do Município e da Junta de Freguesia, associações locais, os Bombeiros Mistos de Grândola, a SMFOG, a GNR e a Proteção Civil, empresários locais e comerciantes que se envolveram e apoiaram a Paróquia, para que as Festas decorressem da melhor forma possível, o que se veio a verificar.

Nesse sentido, a Organização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Penha agradece a todas as pessoas que, de forma mais ou menos direta, participaram, apoiaram e possibilitaram a concretização da edição de 2019.

Que nossa Senhora da Penha os abençoe a todos!

Paróquia de Nossa Senhora
da Assunção - Grândola