sábado, 29 de dezembro de 2012

35º Encontro Europeu da Comunidade de Taizé

No próximo sábado serão recebidos pelo Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro

Redacção, 28 de Dezembro de 2012 às 11:15

Mais de 42.000 jovens participam desde esta sexta-feira até ao próximo 2 de Janeiro de 2013 em Roma no 35° Encontro Europeu da Comunidade de Taizé. Além disso, no próximo sábado serão recebidos pelo Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro para realizar uma oração comum.

Este encontro organizado pela Comunidade de Taizé e em colaboração com a diocese de Roma, reunirá milhares de jovens provenientes de toda Europa para continuar com a 'Peregrinação de confiança através da terra' iniciada pelo fundador, o irmão Roger, nos finais dos anos 70 em França.

Os jovens serão recebidos pelas famílias e as comunidades religiosas católicas como também de outras igrejas presentes em Roma. Os participantes peregrinarão às tumbas dos Apóstolos e às catacumbas, rezarão nas maiores basílicas romanas e reunir-se-ão no Circo Massimo.



O programa do encontro inclui encontros sobre temas relativos à fé, vida interior, sociedade e criação artística e orações comuns nas basílicas e as grandes igrejas do centro da cidade. Mesmo assim, a 31 de Dezembro, levar-se-á a cabo a vigília de oração pela paz nas paróquias de acolhimento e depois a 'Festa dos povos do Mundo'.

Em finais de 2011, Bento XVI dirigiu uma mensagem aos jovens reunidos em Berlim, na qual ressaltou "a alegria de acolhê-los no 35º Encontro Europeu da peregrinação de confiança através da terra" e afirmou que Roma lhes daria as boas-vindas "calorosamente".

Além de Bento XVI, diversas personalidades enviaram mensagens para animar os jovens que participarão neste encontro, entre os que se destacam o Patriarca de Constantinopla, Bartolomé I; o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams; o secretário da Federação Luterana Mundial, Martin Junge; o secretário da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas, Setri Nyomi; o secretário-geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, Olav Fykse-Tyeit; o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, entre outros. (RD/Ep)


in