sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Igreja/Cultura: Arte sacra do Baixo Alentejo no Palácio Nacional de Belém

Exposição de Natal do Museu da Presidência tem contributo do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja 


Beja, coleção particular | Sacra Conversação, por
Francisco Vieira Lusitano. Séc. XVIII (terceiro quartel).
Lisboa, 14 Dez 2012 (Ecclesia) - O Palácio Nacional de Belém inaugura hoje uma exposição de Natal centrada na arte sacra do Baixo Alentejo, iniciativa do Museu da Presidência da República e do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA).

A exposição vai ser aberta pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pode ser visitada até ao dia 14 de Janeiro, refere o DPHA, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem como título 'E um Filho nos foi dado', apresentando quase uma centena de obras de arte, provenientes de museus, igrejas e colecções particulares, as quais permitem “traçar uma panorâmica da riqueza patrimonial do actual território da diocese de Beja, a segunda mais vasta do país”.

Segundo o director do DPHA da Diocese de Beja e comissário da exposição, José António Falcão, esta mostra “dá a primazia à vivência comunitária da devoção ao Deus Menino, sinal da identidade de uma região que se orgulha das suas tradições natalícias, mas propõe uma reflexão mais alargada em torno do diálogo da cultura com a religião”.

Segundo os responsáveis da instituição católica, a arte sacra do Alentejo meridional "tem sido, nas últimas décadas, alvo de um ousado projecto para o seu resgate, numa luta difícil contra o abandono e os furtos, mas já com provas dada".

"Hoje constitui um dos valores patrimoniais mais apreciados da região e tornou-se, inclusivamente, uma alavanca ao serviço do desenvolvimento local", acrescenta a nota de imprensa.

LFS/OC