quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A NASA e Israel digitalizam milhares de manuscritos do Mar Morto

Dos Dez Mandamentos ao Livro de Isaías

Poderão ser consultados livremente pela Internet


Redacção, 20 de Dezembro de 2012 às 08:26

Milhares de manuscritos do Mar Morto, que datam de mais de dois milénios, foram fotografados e desde agora podem ser consultados na internet, anunciou esta terça-feira a Autoridade Israelita de Antiguidades.

Entre esses manuscritos figuram fragmentos dos pergaminhos mais antigos do Antigo Testamento descobertos até agora, em particular dos Dez Mandamentos, do capítulo 1 do Génesis, dos Salmos, assim como do Livro de Isaías na sua integralidade e textos apócrifos.

As técnicas mais modernas de tratamento da imagem, desenvolvidas sobretudo pelos especialistas da NASA, foram utilizadas para arquivar e tirar do anonimato o conjunto dos milhares de fragmentos de manuscritos até agora pouco acessíveis ao grande público devido à sua grande fragilidade.

Os procedimentos empregados permitirão também analisar melhor o estado de conservação desses documentos, que datam do terceiro ao primeiro século antes da nossa era. O lugar onde foram encontrados os rolos do Mar Morto, considerados como um dos descobrimentos arqueológicos mais importantes do século XX, foi encontrado por casualidade por um pastor em 1947 em Qumran, numa gruta próximo do Mar Morto na Cisjordânia.

Os documentos mais antigos remontam ao III século antes de Cristo e o mais recente foi elaborado no ano 70, no momento da destruição do segundo Templo judeu pelas legiões romanas.

A maioria desses documentos estão conservados no Museu de Israel de Jerusalém e alguns foram apresentados no estrangeiro, em particular em Berlim em 2005, mas a sua fragilidade limita a sua manipulação e a sua exposição à luz.

(Rd/Agencias)

in