terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Artur Mas vê Deus nas leis e ordem do cosmos e espera por fé uma vida depois da morte

Numa entrevista eleitoral no La Vanguardia

Actualizado 24 Novembro 2012

Artur Mas concedeu uma entrevista a Victor M. Amela para o diário La Vanguardia. No artigo, publicado em 23 de Novembro, o candidato do CIU fala sobre a existência de Deus, a vida depois da morte e as suas relações familiares.

O periodista Victor M. Amela realiza uma série de preguntas ao político que responde em poucas linhas sobre temas tão mundanos como que toma ao pequeno-almoço, se continua pagando hipoteca ou se se considera um messias do povo catalão até outros mais pessoais como a sua opinião sobre a transcendência.

Mas e Deus
Quanto à pergunta “há Deus?” Mas responde literalmente: “há umas leis tão ordenadas que tem que emanar de alguma inteligência superior. Disse Pasteur: ´um pouco de ciência nos afasta de Deus, muita ciência nos aproxima Dele. O cientista pode chegar a ver a imagem de Deus”.

A vida depois da morte: por fé, não por intelecto
Sobre a pregunta da vida depois da morte Mas fala de uma “fé” que lhe diz que existe uma vida imortal mas não chega a definir qual é essa fé que lhe leva a crer na transcendência. O candidato, afirma que crê “que alguma memória da vida fica: a vida é tão única que alguma continuidade deve ter...se aplico só o intelecto, chego à conclusão contrária... mas aí intervém a fé”.

Filhos gays ou fumadores de charros
Mas também é interrogado sobre a educação que dá aos seus próprios filhos. Assim, por exemplo, ao ser inquirido por como reagiria se um dos seus filhos dissesse "papá, sou homossexual", Mas responde que somente lhe diria “sê livre e sê bom. Não quereria um filho atormentado!”.

-“E se surpreendesse um filho fumando um charro?”, perguntaram-lhe

-“Eles me o diriam há confiança! Me preocuparia menos um charro que um filho agarrado toda a vida ao tabaco. Vi os seus estragos em pessoas queridas...!”

Mas e Moisés

Muito se falou do cartaz eleitoral que Mas elegeu para a sua campanha. De facto, muitos internautas chegaram a compará-lo com a famosa cena dos “Dez mandamentos” na qual Charlton Heston como Moisés separava as águas do Mar Vermelho. Precisamente por isto lhe questiona Amela na entrevista.

O periodista pergunta-lhe se se crê um “messas” ao que o candidato responde que não é “um salvador mas sim um servidor da pátria”; no cartaz eleitoral não se vê como Moisés mas sim como “um político que se abraça com o povo”.

A paródia "Mas Style" arrasa

Mas mais comentado que o cartaz eleitoral está sendo um vídeo do programa de humor “Polónia” emitido na TV3. Supera os 2,3 milhões de visitas na plataforma Youtube. Nele, Artur Mas aparece caracterizado como o raper sul-coreano Psy que fez bailar meio mundo com o tema “Gangnam style”. No vídeo também aparecem outros componentes da vida política catalã como Duran Lleida e Oriol Pujol.

O político reconhece na entrevista que não viu o vídeo, que nunca se vê em Polónia, mas que lhe disseram que o vídeo de "Mas Style" tem muito êxito.