sábado, 1 de dezembro de 2012

Beja: Diocese dá início a Sínodo

D. António Vitalino diz que católicos podem oferecer «grande serviço» à população, «para que ultrapasse a depressão do presente»

Beja, 01 Dez 2012 (Ecclesia) – O bispo de Beja, D. António Vitalino, considera que o sínodo diocesano, com abertura marcada para hoje, é uma oportunidade para que os católicos se comprometam na superação do desânimo que atinge Portugal.

As comunidades “alegres”, “orantes”, “fraternas” e “conhecedoras dos fundamentos da sua fé” podem oferecer “um grande serviço” à população, “para que ultrapasse a depressão do presente e tenha vida em abundância”, salienta na sua nota semanal, enviada à Agência ECCLESIA.

O prelado pede aos fiéis para que participem e se envolvam espiritualmente no sínodo que se prolonga até 8 de Dezembro de 2015, dia do 50.º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II (1962-1965).

“Para que esta assembleia de representantes diocesanos seja sensível à situação do nosso povo, assuma os sentimentos de Jesus Cristo, que se compadecia das multidões esfomeadas do pão material e do pão do espírito, e encontre caminhos de esperança para a sua vida, peço a oração e a colaboração interactiva de todos”, assinala.

Com o sínodo o bispo de Beja pretende descobrir “os melhores meios para que cresça a árvore da fé” entre os católicos, de modo que as convicções cristãs constituam “ajuda e estímulo para a construção de uma sociedade mais fraterna, irradiante de uma nova esperança”.

D. António Vitalino afirmou no início de Outubro que “a prática cristã na região tem vindo a decrescer, sobretudo ao nível dos sacramentos”, passando progressivamente a ser vista como “uma coisa das mulheres e crianças”.

De acordo com os dados oficiais da Igreja Católica publicados em 2009, a diocese é a segunda mais extensa de Portugal, dividindo as suas 119 paróquias entre os 14 concelhos do distrito de Beja e três de Setúbal.

Segundo o Anuário Católico, a maioria dos 226 mil habitantes registados no Censo de 1991 (211 mil em 2011) era baptizada e declarava-se católica, enquanto que a frequência à missa de domingo no mesmo ano foi de 6,2% da população.

Em 2007 havia 51 padres a trabalhar na diocese, 12 dos quais pertencentes a congregações religiosas.

Os sínodos diocesanos, que decorrem actualmente em Viseu e Portalegre-Castelo Branco, são assembleias consultivas destinadas a discutir questões importantes das Igrejas particulares.

De acordo com o Código de Direito Canónico (CDC), devem ser convocados pelo bispo quando “as circunstâncias o aconselharem”, depois de ouvido o Conselho Presbiteral, órgão constituído por representantes dos padres.

RJM