domingo, 30 de dezembro de 2012

Deus não abandona os que duvidam da sua fé, assegura Bento XVI aos jovens de Taizé

Mais de 40.000 peregrinos

Actualizado 30 Dezembro 2012

Efe

Bento XVI disse este sábado que "o mal e o sofrimento dos inocentes" podem despertar "dúvidas" na fé, mas estas não convertem a alguém num "não crente" e que nesta situação Deus não deixa a nada "só nem isolado".

Bento XVI lançou esta mensagem no discurso dirigido aos cerca de 40.000 peregrinos que acudiram ao encontro de oração na praça de São Pedro do Vaticano, por causa do 35º Encontro Europeu de Jovens, convocado pela comunidade de Taizé, que este ano se celebra em Roma e que se prolongará até o próximo 2 de Janeiro.

Durante o seu discurso, o papa quis assegurar também "o compromisso irrevogável da Igreja católica a continuar a busca de vias de reconciliação para conseguir a unidade visível de todos os cristãos".

"No ano que começa, vós proporeis libertar as fontes da confiança em Deus para vivê-las no dia-a-dia", disse o pontífice aos jovens presentes na praça de São Pedro nesta nova etapa da chamada "peregrinação da confiança na Terra", promovido pela comunidade de Taizé desde há vários decénios.

Bento XVI assegurou-lhes que Deus não os deixa só nem isolados, mas sim que fornece "o júbilo e o consolo da comunhão da Igreja" quando, ante "o sofrimento dos inocentes", surgem "dúvidas e constrangimento" que podem fazer "o sim a Cristo difícil".

"Cristo deseja receber de cada um de vós uma resposta que venha da vossa liberdade profunda, não da obrigação nem do medo", adicionou o papa, que se dirigiu aos jovens em italiano, francês, inglês, alemão e polaco.

Mesmo assim, assinalou: "Voltando às vossas casas, nos vossos respectivos países, convido-os a descobrir que Deus os faz co-responsáveis da sua Igreja, em toda a variedade das vocações. Esta comunhão que é o corpo de Cristo necessita de vós e vós tereis nela todo o vosso lugar", asseverou.

O pontífice recordou que se trata da quarta ocasião que esta reunião se celebra em Roma e evocou as palavras do seu predecessor, João Paulo II, que na anterior edição celebrada na capital italiana assegurou: "o papa sente-se profundamente comprometido convosco nesta peregrinação de confiança na Terra... Também eu fui chamado a ser um peregrino de confiança em nome de Deus".

Bento XVI referiu-se também à figura do fundador da comunidade ecuménica de Taizé, o irmão Roger Schutz, assassinado em 16 de Agosto de 2005, a quem definiu como "uma testemunha incansável do Evangelho da paz e a reconciliação, animado pelo fogo do ecumenismo da santidade".

Assim, convidou a deixar-se guiar pelo seu "testemunho até um ecumenismo verdadeiramente interiorizado e espiritualizado".

Recordou, além disso, como "há pouco mais de setenta anos o irmão Roger deu vida à Comunidade de Taizé, que no dia de hoje segue acolhendo milhares de jovens de todo o mundo, em busca de um sentido para a sua vida. Os irmãos os acolhem na sua oração e oferecem-lhes a ocasião de ter a experiência de uma relação pessoal com Deus".

Segundo os organizadores, cerca de 40.000 jovens de todo o mundo reuniram-se estes dias em Roma por causa deste encontro.

Os participantes são acolhidos por comunidades e famílias durante a sua estadia.

O prior da comunidade de Taizé, o irmão Alois, que entregou ao pontífice um cesto ruandês com sementes de sorgo como oferta dos jovens africanos da comunidade, expressou o seu desejo de que "este encontro seja uma experiência de comunhão e que os jovens podem conhecer a Igreja como um lugar de amizade onde é possível reunir-se mais além de todas as fronteiras".

A comunidade de Taizé, que foi fundada na década dos quarenta na homónima aldeia francesa, promove o ecumenismo e é centro de encontro de jovens de diversas confissões cristãs.

Em edições anteriores, os seus encontros anuais reuniram milhares de participantes em cidades como Berlim, Bruxelas, Genebra, Zagreb, Milão, Lisboa, Hamburgo, Budapest e Paris.


in