sábado, 15 de dezembro de 2012

Furor nas redes sociais

Bento XVI somou num dia quase dois milhões de seguidores no Twitter

Actualizado 14 Dezembro 2012

ReL

A 24 horas de ter lançado a sua primeira mensagem no Twitter, o Papa Bento XVI multiplicou os seguidores nos seus oito perfis linguísticos da rede social até superar os 1.700.000 seguidores.

Na véspera, ao finalizar a audiência geral das quartas-feiras e ante mais de 4.500 pessoas na Aula Pablo VI do Vaticano, o pontífice em pessoa enviou o tuit inicial logo confundindo-se ao manejar o tablet pelo que se aproximaram os sues colaboradores.

Nas horas seguintes enviou outras seis mensagens, através das quais respondeu a três perguntas que lhe enviaram igual número de membros da rede social utilizando a etiqueta #askPontifex.

A primeira interrogação foi: “Como podemos viver melhor o Ano da Fé no nosso dia-a-dia?”, a segunda “Como viver a fé em Jesus Cristo num mundo sem esperança?”, e a terceira “Que nos aconselha para rezar mais no meio das nossas obrigações profissionais, familiares e sociais?”.

Essas sete mensagens dispararam as adesões de “followers” nos perfis linguísticos de Bento XVI, cuja somatória esta quinta-feira ao meio dia dava como resultado: um milhão 702 mil 417.

A conta mais seguida era a inglesa com um milhão 37 mil 571, seguida pela espanhola com 376 mil 34, a italiana com 153 mil 374, a portuguesa com 41 mil 755, a alemã com 31 mil 613, a francesa com 36 mil 980, a polaca com 16 mil e a árabe com 12 mil 84.

O desembarque do pontífice no Twitter este 12 de Dezembro teve um sabor mexicano, não só porque teve lugar no mesmo dia da festa da Virgem de Guadalupe mas sim porque durante o envio do primeiro tuiteo, o pontífice esteve acompanhado por uma mexicana.

“Ás vezes as pessoas tem uma ideia negativa com respeito à velocidade a que vai a Igreja, mas a nós não nos deixam respirar”, disse Gustavo Entrala, director da agência espanhola 101, responsável do desenvolvimento do perfil do Papa na rede social.


in