quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal: Bento XVI pede «coragem na defesa da verdade da fé»

Papa presidiu no Vaticano à oração do Angelus num dia dedicado a Santo Estêvão, considerado o «primeiro mártir» da Igreja Católica

Cidade do Vaticano, 26 Dez 2012 (Ecclesia) – Bento XVI pediu hoje aos católicos que façam do tempo de Natal uma oportunidade para crescerem enquanto testemunhas da esperança de Cristo, num mundo repleto de dificuldades.

“Em concreto, o evangelizador deve ser capaz de levar Cristo aos outros de maneira eficaz, quando vive de Cristo, quando a novidade do Evangelho se manifesta na sua própria vida”, referiu o Papa, durante a oração do Angelus, que contou com a presença de milhares de peregrinos, na Praça de São Pedro.

Num dia em que a liturgia recorda a memória de Santo Estêvão, Bento XVI destacou o exemplo do “diácono e primeiro mártir” da Igreja Católica, “descrito, no seu sofrimento, como imitação perfeita de Cristo” e que viveu uma “vida inteiramente plasmada de Deus”.

“Seguir o caminho de Cristo, como fez Santo Estevão, significa abrir a própria vida a uma luz que orienta e faz percorrer a via do bem, a via de uma humanidade segundo o desígnio do amor de Deus”, salientou.

Nas saudações dirigidas aos fiéis de diversas nacionalidades, presentes no Vaticano, o Papa apelou à “coragem na defesa da verdade da fé em público, com caridade e constância” e salientou a necessidade de “vencer medos e inércias”.

Aos peregrinos portugueses, Bento XVI desejou “paz e alegria natalícia” e exortou a “uma viva adesão a Cristo, como fez Santo Estêvão”.

“Confiai no seu poder, deixai agir a sua graça! De coração vos agradeço e abençoo”, acrescentou.

JCP


in