quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal: Bispos apelam à solidariedade

Mensagem da Conferência Episcopal Portuguesa destaca «clima social» marcado pela crise e valoriza papel das famílias

Fátima, Santarém, 11 dez 2012 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lançou hoje em Fátima um apelo à partilha com os mais pobres, numa mensagem de Natal em que deixam votos de “solidariedade e de esperança”.
 
“Que os gestos de entreajuda, solidariedade e partilha se multipliquem. A autêntica alegria das Boas Festas está na dádiva altruísta e generosa”, refere o documento, apresentado após uma reunião do Conselho Permanente da CEP.
 
Os prelados admitem que o “presente clima social não sugere muito ‘Boas Festas’”, dado que “escasseiam empregos e bens materiais”, propondo que “a tradicional troca de prendas seja aproveitada para escolher ofertas que sejam ajuda para quem precisa”.
 
“É urgente estreitar os laços da família e dos vários círculos de relações e solidariedades; é fundamental comunicarmos com Deus, que em Jesus se torna o mais próximo dos nossos próximos”, pode ler-se na mensagem publicada pela Agência ECCLESIA.
 
O texto destaca o papel das famílias, frisando que “em tempos de crise, mais essencial se torna a solidariedade familiar, o acolhimento e ajuda aos membros que passam por maiores dificuldades”.
 
Os responsáveis da CEP evocam o recente Sínodo dos Bispos (7-28 de Outubro, Vaticano), cujos participantes pediram um “lugar privilegiado aos pobres” nas comunidades católicas.

“Só quem oferece Natal aos outros pode ter Natal para si”, refere a nota do Conselho Permanente.
 
A mensagem convida a superar “confortos e rotinas egoístas” para colocar os outros no centro das “atenções e serviços”, lembrando em particular “pessoas que vivem sozinhas, a doentes, crianças ou idosos”.
 
“Haverá Boas Festas se soubermos presentear tempo, carinho e ofertas”, indica a CEP, que lembra o papel das obras de serviço social e desafia os católicos a aderir “mais de alma e coração à pessoa de Jesus”.
 
Os bispos falam do Natal como “uma especial festa da família”: “Tudo o que possamos fazer para reforçar os laços familiares será humanamente louvável e agradável a Deus, que Se fez da nossa família pelo seu nascimento, nosso irmão universal”.
 
A mensagem da CEP conclui-se com votos de “santo Natal” a todos, independentemente de culturas, ideologias e credos.
 
O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.
 
O organismo é actualmente constituído por D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. Manuel Clemente (vice-presidente), bispo do Porto; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. António Marto (vogal), bispo de Leiria-Fátima; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo de Aveiro; D. Manuel Quintas (vogal), bispo do Algarve; padre Manuel Morujão (secretário).
 
OC

in